Portos do Paraná são referência na movimentação de fertilizantes

05/08/2020

Este ano, de janeiro a julho, os Portos do Paraná movimentaram pouco mais de 5 milhões e 500 mil toneladas de fertilizantes. O volume representa aumento de 5% em comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar de ser um produto bastante comum, movimentado desde o início das operações do segmento nos portos paranaenses, o nitrato de amônio representa apenas 3,5% do total dos fertilizantes importados. De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, nunca foi registrado nenhum problema com esta substância, que passa por rotinas rígidas de fiscalização e segurança. Além disso, a mão de obra utilizada, tanto na faixa portuária quanto nos terminais e armazéns, nas operações dos granéis de importação é extremamente qualificada.
Nos sete primeiros meses do ano, foram importadas 207 mil toneladas de nitrato de amônio pelos portos de Paranaguá e Antonina. A principal origem do produto é a Rússia. Operam o produto, nos portos do Paraná, quatro empresas. Segundo a Diretoria de Operações, são 11 armazéns credenciados para receber nitrato de amônio. O diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, reforça que o produto é controlado pelo exército.
São inúmeros os itens verificados, antes de aprovar a concessão para que as empresas possam trabalhar com o nitrato. Mesmo com o registro, a cada importação, o Exército é notificado e emite uma licença específica, após avaliar a situação documental. Antes mesmo da atracação do navio, o Exército deve ser notificado sobre o local para onde a carga que chega será levada e armazenada. Mesmo para um curto trajeto, do cais até o armazém, o caminhão que transporta o produto também deve ser certificado. No Porto de Paranaguá, estes veículos e os respectivos motoristas são capacitados especificamente para esse transporte e recebem, também do Exército, um selo de identificação. Segundo o Ministério da Economia, considerando os dados fechados de 2019, considerando o segmento, como um todo, o Porto de Paranaguá é a principal porta de entrada dos fertilizantes, entre os portos brasileiros. No ano passado, foram importadas quase 9 milhões de toneladas pelos terminais paranaenses. O volume representa cerca de 30% do total importado pelo país. (Repórter: Rodrigo Arend)