Portos do Paraná instala novas composteiras em escolas da Ilha do Mel

25/05/2023
O Projeto Compostar para Cultivar, coordenado pela diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná, iniciou nesta quarta-feira as atividades de duas novas composteiras em escolas na Ilha do Mel. Este é um dos 15 projetos desenvolvidos pela empresa pública nas comunidades localizadas na área de influência dos portos paranaenses. Participaram da inauguração alunos da Escola Municipal do Campo Teodoro Valentim e do Colégio Estadual do Campo Felipe Valentim, em Encantadas, e da Escola Estadual Lucy Requião e Escola Municipal Nova Brasília, do outro lado da ilha. Enquanto isso, o trabalho iniciado no ano passado pelos alunos, quando a primeira composteira foi instalada, permanece ativo aguardando o período de processamento do resíduo orgânico. A compostagem é feita pelos próprios alunos sob a orientação da coordenação do programa, a partir de restos vegetais da merenda escolar, garantindo um processo controlado e eliminando animais indesejáveis ou odores. Em 2022, por meio do projeto, cerca de uma tonelada de resíduos orgânicos foi compostada pelos alunos em duas composteiras na Ilha do Mel. Todo o material foi preparado, pesado, ensacado e rotulado para distribuição aos alunos. Outra parte do composto foi vendido para a comunidade da ilha e o dinheiro revertido para a associação de pais e mestres. (Repórter: Gustavo Vaz)