Porto de Paranaguá completa 87 anos com foco na atração de investimentos
17/03/2022
Ao completar 87 anos nesta quinta-feira, o Porto de Paranaguá se consolida como o mais eficiente do Brasil e se prepara para continuar na vanguarda da atividade portuária. Com projetos inovadores e obras que vão ampliar a capacidade de movimentação de cargas, o porto paranaense atrai novos investimentos e tem se tornado hub logístico da América do Sul. O governador Carlos Massa Ratinho Junior ressaltou que Paranaguá é referência nacional em gestão portuária. //SONORA RATINHO JUNIOR//
O presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia, agradeceu aos colaboradores e destacou a importância do Porto de Paranaguá. //SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA//
Com novos arrendamentos, os investimentos privados já previstos pela autoridade portuária podem chegar a 2 bilhões e 600 milhões de reais nos próximos anos. O Paraná foi o primeiro Estado do País a receber a delegação de competências para administrar os contratos de exploração de áreas. O próximo leilão acontece no dia 30 de março, na Bolsa de Valores de São Paulo, B3. A PAR32 vai ser destinada à movimentação de carga geral, especialmente açúcar. Outras cinco áreas do Porto de Paranaguá já estão em estudo ou em processo de arrendamento. Para receber mais cargas, os portos preparam o aumento da capacidade de transporte ferroviário. No mar, a derrocagem da Pedra da Palangana vai ser concluída neste mês. O Porto de Paranaguá na verdade se chama Porto Dom Pedro II e existia antes mesmo da inauguração, em 1935. A história da cidade se entrelaça com a do porto. Em 1872, era um atracadouro administrado por comerciantes. Só em 1917 passou a ter administração pelo Governo do Estado e, com o crescimento das movimentações, mudou de lugar. Hoje são quase cinco quilômetros de cais e píers. No ano passado, bateu o próprio recorde histórico de movimentação de cargas, ao passar a marca de 57 milhões e 520 mil toneladas. A administração recebeu duas vezes consecutivas, em 2020 e 2021, o prêmio de melhor gestão pública portuária pelo Ministério da Infraestrutura. (Repórter: Felippe Salles)
O presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia, agradeceu aos colaboradores e destacou a importância do Porto de Paranaguá. //SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA//
Com novos arrendamentos, os investimentos privados já previstos pela autoridade portuária podem chegar a 2 bilhões e 600 milhões de reais nos próximos anos. O Paraná foi o primeiro Estado do País a receber a delegação de competências para administrar os contratos de exploração de áreas. O próximo leilão acontece no dia 30 de março, na Bolsa de Valores de São Paulo, B3. A PAR32 vai ser destinada à movimentação de carga geral, especialmente açúcar. Outras cinco áreas do Porto de Paranaguá já estão em estudo ou em processo de arrendamento. Para receber mais cargas, os portos preparam o aumento da capacidade de transporte ferroviário. No mar, a derrocagem da Pedra da Palangana vai ser concluída neste mês. O Porto de Paranaguá na verdade se chama Porto Dom Pedro II e existia antes mesmo da inauguração, em 1935. A história da cidade se entrelaça com a do porto. Em 1872, era um atracadouro administrado por comerciantes. Só em 1917 passou a ter administração pelo Governo do Estado e, com o crescimento das movimentações, mudou de lugar. Hoje são quase cinco quilômetros de cais e píers. No ano passado, bateu o próprio recorde histórico de movimentação de cargas, ao passar a marca de 57 milhões e 520 mil toneladas. A administração recebeu duas vezes consecutivas, em 2020 e 2021, o prêmio de melhor gestão pública portuária pelo Ministério da Infraestrutura. (Repórter: Felippe Salles)