População pode participar de audiência pública, nesta quarta-feira, sobre obras de ampliação no Porto de Paranaguá, no Litoral do Estado

20/01/2019
A Appa, Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, promove nesta quarta-feira, uma audiência pública para apresentar o projeto de ampliação do cais de acostagem do Porto de Paranaguá. O projeto prevê a a ampliação do Corredor de Exportação, área para embarque e desembarque de granéis sólidos. O píer em formato T será paralelo ao cais que já existe, com estrutura para receber mais quatro navios ao mesmo tempo. Além disso, a construção será na bacia de evolução, permitindo maiores profundidades com menores esforços de dragagem. O complexo para exportação de grãos também vai ganhar uma nova área: o píer em formato F, no setor oeste do cais atual. Serão dois píeres de carregamento, paralelos ao cais acostável e interligados à extremidade oeste do berço 201. O projeto prevê, ainda, a ampliação do píer de inflamáveis, que vai ganhar dois novos berços, em um novo píer em formato L. Para ampliar o turismo em todo o Litoral, a Appa prevê a construção de uma área específica para receber navios de passageiros. O Complexo Náutico prevê a construção de áreas de convivência, marina, recepção e elementos de promoção da cultura regional. Todos os dados, mapas e estudos de impacto ambiental das obras estão disponíveis no site www.portosdoparana.com.br. Os documentos também ficam disponíveis, até quarta-feira, dia da audiência pública, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paranaguá, Colônia de Pescadores Z1 e Associação pró-obras sociais do Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio. A reunião acontece às sete horas da noite, no salão social do Santuário do Rocio, na praça Padre Thomaz Sheehan, número 211, e toda a comunidade pode participar. (Repórter: Priscila Paganotto)