Policiais intensificam ações na Capital e flagram aglomerações em locais públicos

23/05/2021
A Polícia Militar intensificou neste domingo a fiscalização das aglomerações em Curitiba. Mais de 500 pessoas tiveram que deixar parques e praças públicas e algumas foram encaminhadas para lavratura de Termo Circunstanciado por uso e porte de drogas até o final da tarde.
As ações da AIFU, Ação Integrada de Fiscalização Urbana envolvem efetivo estadual e órgãos municipais e devem se estender até o fim da noite. O lançamento ocorreu na Praça Rui Barbosa, Centro da Capital.
Segundo o coordenador operacional da AIFU, capitão Ronaldo Carlos Goulart, a ação é para prevenir e reprimir com infrações administrativas, aglomeração de pessoas, em alguns espaços públicos da Capital.
Ele acrescentou que a fiscalização tem ocorrido desde o início da pandemia, mas o aumento do número de casos e óbitos e o endurecimento das medidas restritivas renovaram a atuação para o cumprimento das recomendações das equipes de saúde. //SONORA RONALDO CARLOS GOULART//
Os pontos fiscalizados na tarde de domingo são conhecidos do meio policial por conta das denúncias feitas pela população. Neles há venda e consumo de bebidas alcoólicas e perturbação do sossego. Segundo o capitão, eles têm histórico de aglomeração.
O primeiro foi a Praça do Gaúcho, no bairro São Francisco, onde cerca de 60 pessoas foram abordadas e dois adultos acabaram encaminhados para lavratura de Termo Circunstanciado por uso e porte de drogas, sendo apreendidos pequenas porções de maconha. As equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito, que acompanham a operação, lavraram notificações de trânsito e recolheram dois veículos que estavam em situação irregular.
No parque do Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico, os policiais militares dispersaram uma aglomeração de cerca de 500 pessoas, além de encaminharem mais duas por uso e porte de drogas. Na área do trânsito, um motorista embriagado que estava próximo do local foi encaminhado para uma delegacia após uma abordagem.
Participam da operação policiais militares da Companhia Tático Móvel de Trânsito do Batalhão de Polícia de Trânsito e da Companhia de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas, policiais civis, agentes da Guarda Municipal, Secretaria Municipal do Urbanismo, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria de Defesa Social e Trânsito. (Repórter: Flávio Rehme)