Polícia Militar do Paraná comemora 167 anos com foco na eficiência

10/08/2021
A solenidade de comemoração dos 167 anos de criação da Polícia Militar do Paraná, nesta terça-feira, foi marcada com o início oficial da preparação de 122 cadetes da PM e do Corpo de Bombeiros aprovados no vestibular da Universidade Federal do Paraná, eles receberam o Espadim Tiradentes, arma símbolo do cadete. O evento também concedeu a militares estaduais e civis a medalha Coronel Sarmento, honraria de maior prestígio da Corporação, outorgada a pessoas que contribuíram para o crescimento da PM.
A cerimônia aconteceu na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, organizada para evitar aglomerações e respeitar as medidas sanitárias de enfrentamento ao coronavírus.
O comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, afirmou que a valorização a história da Corporação e o sacrifício de muitos policiais foram essenciais para consolidar o respeito e a admiração que a PM possui hoje por parte sociedade. //SONORA HUDSON LEONCIO TEIXIERA//
O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, participou da entrega da medalha Coronel Sarmento e destacou que o Governo do Estado, vem buscando cada vez mais não só recursos humanos com concurso, mas também ferramentas e veículos adequados, tecnologia e armamentos. //SONORA ROMULO MARINHO SOARES//
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross, foi um dos que receberam a medalha Coronel Sarmento, ele disse que é muita alegria comemorar os 167 anos da Polícia Militar, que tem uma história que se confunde com a emancipação política do estado.
A Polícia Militar do Paraná foi criada em 10 de agosto de 1854 como uma unidade de Caçadores, com a denominação de Companhia de Força Policial. A história da Corporação é entrelaçada aos mais importantes episódios históricos do Paraná e a atuação teve papel essencial no controle de revoltas militares internas, como a Revolução Federalista, de 1893, a Guerra do Contestado, de 1912, e até mesmo na Guerra do Paraguai. (Repórter: Flávio Rehme)