Polícia Civil retoma agendamento online para emissão de RG

09/08/2021
A Polícia Civil do Paraná retoma nesta segunda-feira o agendamento online para confecção de carteiras de identidade no Estado. O serviço pode ser acessado no site www.policiacivil.pr.gov.br, que permite agendar atendimento para emissão de 1ª e 2ª via do documento. No online o cidadão consegue selecionar o posto, data e horário do atendimento, no caso de produção de primeira via. Se o usuário já tiver RG é possível consultar a informação no sistema, e neste caso, não precisa agendar atendimento para ir ao posto, podendo requisitar o serviço totalmente pela internet. Segundo Marcus Michelotto, diretor do Instituto de Identificação do Paraná, o agendamento online oferece conforto e agilidade para o cidadão. // SONORA MARCUS MICHELOTTO // A solicitação da 2ª via da identidade é possível para quem já teve dados digitalizados na Polícia Civil ou no Detran. A ferramenta permite que o usuário faça a atualização remota da foto no RG pelo celular ou computador. Quando o documento ficar pronto deve ser retirado presencialmente, através de biometria. Após preencher formulário com as informações necessárias para o atendimento no site, o usuário recebe um protocolo de agendamento com nome, data, hora e local de atendimento, assim como as informações sobre documentos necessários. Devido à ocorrência de fraudes com a suposta venda de agendamentos para emissão da carteira de identidade, o sistema foi reformulado. A partir de agora o site não disponibiliza a abertura da agenda em um horário fixo. Vagas são disponibilizadas ao longo do dia e em blocos. O agendamento é gratuito e feito somente pelo site da Polícia Civil. Idosos, gestantes e lactantes, pessoas com crianças de colo, obesos e pessoas com deficiência têm prioridade no atendimento e não precisam agendar. (Repórter: Gustavo Vaz)