Pavimentação em concreto no Sudoeste avança e acaba com 20 anos de descaso
15/02/2022
Uma das obras mais aguardadas na região Sudoeste, a revitalização do trecho da PRC-280 que vai de Palmas ao Trevo Novo Horizonte, no acesso a Santa Catarina, está em ritmo acelerado. Dos 59 quilômetros e 55 metros mais degradados da rodovia, até esta semana, já foram restaurados mais de 17 quilômetros de meia pista. O investimento na restauração é de 107 milhões e 400 mil reais, e acaba com a espera de duas décadas por melhoras na trafegabilidade. Já foram concluídos 19,6% do pavimento, e o término da obra está previsto para o segundo semestre deste ano. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou a importância desta rodovia para a região.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
O vice-prefeito de Palmas, Bruno Goldoni, afirmou que as intervenções vão impulsionar o município e toda a região.// SONORA BRUNO GOLDONI.//
A obra é a primeira do Estado a receber restauração com a técnica conhecida como whitetopping, que consiste no uso do concreto para a recuperação de asfaltos deteriorados. Nesse caso, o material é aplicado diretamente sobre o asfalto, que serve como uma espécie de base para a aplicação. Segundo o engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem, Paulo Melani, a obra na PRC-280 será um marco na engenharia rodoviária estadual.// SONORA PAULO MELANI.//
As obras seguem pela PRC-280, de Palmas até o entroncamento com a BR-153, que dá acesso à Santa Catarina. O empresário Francisco Puton, de Palmas, explicou que seus funcionários utilizam com frequência a rodovia e que, por conta das condições do pavimento, houve prejuízos.// SONORA PRANCISCO PUTON.//
Segundo Ivânio Oliveira Vaz, diretor administrativo de uma indústria de compensados, a obra é uma demanda antiga de Palmas, pelo fato da PRC-280 ser corredor da produção da região.// SONORA IVÂNIO OLIVEIRA.//
Além da pavimentação em concreto, outras obras estão em andamento na PRC-280. Estão sendo implantadas cerca de 13 quilômetros de terceiras faixas em outro trecho da rodovia, totalizando um investimento de 26 milhões e 800 mil reais, com recursos do Avança Paraná, além de um financiamento contratado pelo Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. A implantação das terceiras faixas entre o quilômetro zero, na divisa com Santa Catarina, e o quilômetro 5,9, em União da Vitória, já foi concluída e agora aguarda a sinalização. Já entre o quilômetro 130,3, no acesso a Palmas, e o quilômetro 254,9, no entroncamento que dá acesso a Marmeleiro, a etapa dos drenos já foi finalizada ao longo de todo o trecho. A empresa deve dar início à reciclagem e pavimentação em março. A execução das terceiras faixas está dentro do Programa de Revitalização da Segurança Viária do DER/PR. (Repórter: Wyllian Soppa)
O vice-prefeito de Palmas, Bruno Goldoni, afirmou que as intervenções vão impulsionar o município e toda a região.// SONORA BRUNO GOLDONI.//
A obra é a primeira do Estado a receber restauração com a técnica conhecida como whitetopping, que consiste no uso do concreto para a recuperação de asfaltos deteriorados. Nesse caso, o material é aplicado diretamente sobre o asfalto, que serve como uma espécie de base para a aplicação. Segundo o engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem, Paulo Melani, a obra na PRC-280 será um marco na engenharia rodoviária estadual.// SONORA PAULO MELANI.//
As obras seguem pela PRC-280, de Palmas até o entroncamento com a BR-153, que dá acesso à Santa Catarina. O empresário Francisco Puton, de Palmas, explicou que seus funcionários utilizam com frequência a rodovia e que, por conta das condições do pavimento, houve prejuízos.// SONORA PRANCISCO PUTON.//
Segundo Ivânio Oliveira Vaz, diretor administrativo de uma indústria de compensados, a obra é uma demanda antiga de Palmas, pelo fato da PRC-280 ser corredor da produção da região.// SONORA IVÂNIO OLIVEIRA.//
Além da pavimentação em concreto, outras obras estão em andamento na PRC-280. Estão sendo implantadas cerca de 13 quilômetros de terceiras faixas em outro trecho da rodovia, totalizando um investimento de 26 milhões e 800 mil reais, com recursos do Avança Paraná, além de um financiamento contratado pelo Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. A implantação das terceiras faixas entre o quilômetro zero, na divisa com Santa Catarina, e o quilômetro 5,9, em União da Vitória, já foi concluída e agora aguarda a sinalização. Já entre o quilômetro 130,3, no acesso a Palmas, e o quilômetro 254,9, no entroncamento que dá acesso a Marmeleiro, a etapa dos drenos já foi finalizada ao longo de todo o trecho. A empresa deve dar início à reciclagem e pavimentação em março. A execução das terceiras faixas está dentro do Programa de Revitalização da Segurança Viária do DER/PR. (Repórter: Wyllian Soppa)