Paraná x Japão: exame evidencia qualidade do ensino de programação no Estado

25/04/2024
O desempenho dos estudantes da rede de ensino do Paraná é destaque para além das fronteiras. Nesta semana foram divulgados os resultados do Test Of Fundamental Academic Skills, o TOFAS, um exame global de proficiência acadêmica viabilizado pelo grupo SPRIX, do Japão, que aconteceu em novembro com 1.173 alunos da rede de ensino. O teste avalia o desempenho nas áreas de cálculo e programação. Os alunos paranaenses apresentaram níveis de proficiência semelhantes ou até superiores aos pares japoneses nas referidas disciplinas, de acordo com o relatório do estudo. No Japão os estudantes têm aulas de programação desde a Educação Infantil. Ao todo, foram avaliados concomitantemente os alunos paranaenses e 17 mil japoneses. O teste foi aplicado para os Ensino Fundamental e Ensino Médio. 699 estudantes paranaenses do Ensino Fundamental II alcançaram um número próximo de acertos em relação a 11.634 japoneses de mesma idade. Enquanto eles tiveram acerto de 57% no teste, os alunos paranaenses responderam 67% das questões corretamente. A disputa foi igualmente acirrada no Ensino Médio. Desta vez, os alunos japoneses acertaram 64% das questões e os paranaenses, 51%. Com a abordagem de disciplinas fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e prático dos estudantes, o teste aborda desde cálculo de expressões até sistemas de equações, conhecimentos que não apenas fortalecem habilidades matemáticas, mas também promovem o raciocínio lógico e a resolução de problemas complexos. Da mesma forma, a inclusão da programação como componente avaliativo do exame, serviu como termômetro do desempenho dos alunos nas áreas de Linguagem Visual e Java Script. (Repórter: Gustavo Vaz)