Paraná recebe selo nacional por oferta de atividades profissionais aos presos

10/07/2020
A Secretaria de Estado da Segurança Pública foi contemplada com o Selo de Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional, o Resgata. Trata-se de um reconhecimento à oferta de atividades profissionais aos detentos. Ainda foram certificadas 21 empresas do Paraná por empregarem mão de obra de presos e egressos. O selo concedido pelo Departamento Penitenciário Nacional tem o objetivo de divulgar empreendimentos e organizações que apoiam a causa, de forma a promover e incentivar novas adesões. A relação dos contemplados foi publicada nesta semana do Diário Oficial da União. Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, empregar o preso é colaborar ainda mais com a segurança pública e ajudar na transformação do mundo.
Por meio da secretaria estadual, o Departamento Penitenciário do Paraná tem convênios com empresas e indústrias dos mais diversos segmentos. Dentro dos muros de unidades prisionais de todo o Estado estão abrigadas empresas de setores de alimentação e eletrônica, além de indústrias têxteis, de calçados, artigos esportivos, porcelanato, artefatos de madeira e produção de pisos e calçamento, entre muitas outras. No sistema prisional do Paraná há mais de 110 canteiros cooperados. Além disso, várias empresas, órgãos governamentais e até cooperativas também possuem convênio com Depen. A Sesp é grande incentivadora de tais convênios, uma vez que beneficiam a população carcerária e a sociedade como um todo, conforme explicou Boanerges Silvestre Boeno Filho, chefe do Setor de Produção e Desenvolvimento do Depen.// SONORA BOANERGES SILVESTE.//

No caso de presos empregados nas conveniadas, 25% do salário pago pela empresa vai para o Fundo Penitenciário do Paraná, e os outros 75% para o preso, por intermédio de uma conta-poupança prisional do Banco do Brasil. A lista com as empresas e instituições que também receberam o selo pode ser conferida em xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)