Paraná quer apoio do Ministério em estratégias para a saúde mental
24/09/2020
Mais médicos, mais cuidado e atenção à saúde mental da população e também melhor direcionamento aos serviços já disponíveis, foram alguns dos assuntos tratados na reunião entre o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e a equipe do Ministério da Saúde, que esteve em Curitiba nesta quinta-feira. O secretário fez uma série de solicitações à secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, ao secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara Parente, e à secretária Nacional da Família, Angela Vidal Gandra Martins, como o melhor aproveitamento de unidades hospitalares do Estado na área de psiquiatria, reforço nas equipes multiprofissionais e contratação de médicos especializados na atenção básica de saúde. Beto Preto ressaltou que, no encontro, foi demonstrado o desempenho e os objetivos do trabalho no Paraná.
A equipe do Ministério da Saúde veio para o lançamento de Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida. O evento ocorreu no auditório da Celepar, em Curitiba, com transmissão online pelo perfil do Facebook do Ministério da Saúde. As Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida contemplam a realização de quatro Ciclos Itinerantes de Promoção e Prevenção em Saúde: prevenção ao suicídio e da automutilação; prevenção da gravidez na adolescência; prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas e ética da vida, conscientizando sobre o valor da vida e o respeito à dignidade humana, contra a violência às crianças, mulheres e idosos.
As Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida baseiam-se na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, adotada como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento dos seus profissionais. As inscrições para os cursos EaD podem ser feitas no site prevencaoevida.com.br, que abriga todo conteúdo como os fascículos, cartilhas e as videoaulas. O material é disponibilizado por módulo. (Repórter: Rodrigo Arend)