Paraná prepara fiscalização de cargas pesadas com balanças nas rodovias estaduais
13/05/2022
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, DER/PR, deve iniciar em breve a fiscalização com balanças veiculares nas principais rodovias estaduais paranaenses. A medida visa aumentar a segurança para condutores e diminuir os danos ao pavimento causados por veículos com excesso de carga. Vão ser pesados caminhões, tratores, chassi-plataforma, reboque e semirreboque, ônibus e micro-ônibus, ficando de fora os veículos de passeio. Vão ser cinco contratos, todos com duração de 30 meses, um para cada superintendência do DER/PR: Leste, Campos Gerais, Norte, Noroeste e Oeste. Os consórcios e empresas vencedores foram definidos em licitação, com resultado já homologado. Após assinatura dos contratos e emissão das ordens de serviços, os primeiros meses vão ser dedicados à mobilização das empresas, com intervenções físicas nos pontos de fiscalização e treinamento e capacitação das equipes. As operações de pesagem vão ter início a partir do terceiro mês de contrato. Vão ser, ao todo, 26 conjuntos de Unidades Móveis Operacionais, que incluem sistema de pesagem e controle, veículos, equipamentos de apoio, sistema de sinalização e segurança, suprimento de energia e um sistema de monitoramento e comunicação. São dois tipos de balança: a estática, em que o veículo precisa ficar parado, e a dinâmica, em que o veículo precisa apenas reduzir a velocidade para a pesagem. Cada Unidade contará com uma equipe própria para operação. O diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, explica que estão previstos 35 pontos de fiscalização com balanças estáticas e 16 pontos de fiscalização com pesagem dinâmica.// SONORA ALEXANDRE CASTRO FERNANDES.//
A carga máxima veicular e as regras para fiscalização são definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito. O conselho também estabelece os critérios para aplicação de autos de infração e o cálculo do valor das multas em caso de excesso de peso, que também são acompanhadas pela perda de pontos na CNH. Além das penalidades legais, o excesso de peso pode levar a maior desgaste estrutural nos veículos, danos nos pneus, maior consumo de combustível e lentidão, além de ser um dos principais fatores no surgimento de problemas no asfalto, como buracos, trincas, escorregamentos e afundamentos de trilha de roda. Com o novo serviço, o DER/PR espera reduzir o índice de acidentes, os custos de recuperação do pavimento e o consumo de combustível por estes veículos, além de beneficiar o meio ambiente e evitar o desgaste dos veículos que circulam pelas rodovias estaduais. O órgão já realiza a fiscalização de excesso de peso no transporte de cargas, mas por meio das notas fiscais apresentadas pelos condutores, onde é indicado o peso da carga sendo transportada. Com as novas balanças, o serviço será mais abrangente e constante, garantindo mais segurança para todos os condutores e preservando o pavimento. (Repórter: Felippe Salles)
A carga máxima veicular e as regras para fiscalização são definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito. O conselho também estabelece os critérios para aplicação de autos de infração e o cálculo do valor das multas em caso de excesso de peso, que também são acompanhadas pela perda de pontos na CNH. Além das penalidades legais, o excesso de peso pode levar a maior desgaste estrutural nos veículos, danos nos pneus, maior consumo de combustível e lentidão, além de ser um dos principais fatores no surgimento de problemas no asfalto, como buracos, trincas, escorregamentos e afundamentos de trilha de roda. Com o novo serviço, o DER/PR espera reduzir o índice de acidentes, os custos de recuperação do pavimento e o consumo de combustível por estes veículos, além de beneficiar o meio ambiente e evitar o desgaste dos veículos que circulam pelas rodovias estaduais. O órgão já realiza a fiscalização de excesso de peso no transporte de cargas, mas por meio das notas fiscais apresentadas pelos condutores, onde é indicado o peso da carga sendo transportada. Com as novas balanças, o serviço será mais abrangente e constante, garantindo mais segurança para todos os condutores e preservando o pavimento. (Repórter: Felippe Salles)