Paraná passa de mil leitos de UTI e garante mais ampliação

25/07/2020
O Paraná ultrapassou a marca de mil novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos e conseguiu garantir com o Ministério da Saúde a reabilitação de 473 leitos para adultos e pediátricos e a habilitação de mais 303 leitos de UTI nos próximos meses. Em visita a Curitiba, o ministro interino Eduardo Pazuello também disse que novos medicamentos anestésicos para intubação de pacientes vão chegar ao Estado em breve.
O governo também apresentou uma proposta para investir 100 milhões de reais no caixa da Secretaria de Saúde no ano que vem para aquisição de vacinas contra o novo coronavírus. A iniciativa assegura recursos para a compra futura do imunizante.
Diante dos impactos da pandemia, o governador sancionou a lei que permite o parcelamento do IPVA de 2020. A medida é inédita no Estado. Até então, o parcelamento da dívida do IPVA só era possível no exercício seguinte ao vencimento.
A semana também foi marcada pela continuidade dos investimentos em moradias populares. Foram abertas as inscrições para integrar os condomínios de idosos de Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu, entregues casas em Lupianópolis e Santa Mariana, e autorizadas construções em Mariluz, Santa Cruz de Monte Castelo e Querência do Norte.
O Paraná chegou nesta semana a mil e dezessete novos leitos de UTI adultos na rede exclusiva de atendimento contra o novo coronavírus. A estrutura atual representa aumento de 76,5% em relação a antes da pandemia, que era de 1.329 leitos. As UTIs foram montadas em apenas 130 dias e a previsão é alcançar 1.241 leitos em agosto. Todos contam com respiradores, ventiladores e os sistemas de gases.
O Paraná poderá se tornar parceiro da Rússia na produção da vacina contra o novo coronavírus. O medicamento está em fase final de testes naquele país. A cooperação técnica foi tratada durante reunião, em Brasília, entre o chefe da Casa Civil, Guto Silva, e o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov.
A Secretaria de Saúde voltou a suspender a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos ambulatoriais e hospitalares em todas as unidades hospitalares do Estado. A Resolução estabelece que apenas cirurgias de urgência e emergência devem ser realizadas. O objetivo é evitar o uso de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares.
O Governo do Estado depositou a terceira parcela de cinquenta reais do Cartão Comida Boa, beneficiando cerca de 794 mil paranaenses que retiraram os vouchers em todos os 399 municípios, entre abril e julho. O valor pode ser usado exclusivamente para a compra de gêneros alimentícios da cesta básica nos estabelecimentos comerciais previamente cadastrados.
Mais detalhes das medidas tomadas nesta semana pelo Governo do Estado para minimizar os impactos da pandemia podem ser conferidas na página xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter Rudi Bagatini)