Paraná lança missão internacional que vai a Dubai apresentar Estado e atrair novos investimentos

20/09/2021
Promover as vocações do Paraná para o mundo. Essa é a premissa da missão técnica-comercial Paraná Business Experience 2021, que de 10 a 16 de outubro vai colocar o Estado no centro das atenções de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Lançada oficialmente nesta segunda-feira, no Palácio Iguaçu em Curitiba, a missão vai levar representantes do Paraná à Expo Dubai, exposição internacional que concentra mais de 190 países em 181 dias de evento e espera receber 25 milhões de visitantes.
O Estado vai ser o protagonista do Pavilhão do Brasil ao longo da semana, com uma exposição focada em apresentar o Paraná aos visitantes, do potencial agroindustrial e de geração de energia aos roteiros turísticos e parcerias em diversas áreas da gestão pública. Paralelamente à mostra, a agenda prevê rodadas de negócios para atrair novos investimentos, nos mesmos moldes dos Paraná Day que ocorreram na Espanha, no México e nos Estados Unidos.
A comitiva é composta por representantes do Governo do Estado, de municípios paranaenses e de empresas que almejam expor a marca e captar novos investimentos no Exterior, elas também são as patrocinadoras da missão. O evento, que deveria ter ocorrido em 2020, também celebra a reabertura econômica no pós-pandemia.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior, será o líder da missão e destacou que é a maior feira de exposições do mundo, e uma ótima oportunidade para o Paraná apresentar todo o potencial produtivo, além de trazer investimentos. //SONORA RATINHO JUNIOR//
O embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Saleh Alsuwaidi, destacou ser uma importante oportunidade de impulsionar o relacionamento entre os Emirados Árabes Unidos e o Paraná.

Eduardo Bekin, diretor-presidente da Invest Paraná, autarquia responsável pela ponte com a organização do evento, feita pela Apex Brasil, explicou que o evento principal é a Expo Dubai 2020, mas o objetivo também é de fazer negócios. Por isso, foi planejado um evento paralelo em que empresas, investidores e fundos façam novas conexões. //SONORA EDUARDO BEKIN//
Além das empresas interessadas, fazem parte da comitiva as cidades de Ponta Grossa, Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá e Pato Branco. Durante a missão, elas terão oportunidades específicas de mostrar as vocações e potencialidades.
A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, ressaltou que essa é uma das primeiras grandes oportunidades do município de se mostrar ao mundo. //SONORA ELIZABETH SCHIMIDT//
A agenda oficial da comitiva começa no dia 9 de outubro com um encontro com o embaixador brasileiro nos Emirados Árabes Unidos. Um dia depois, vai ser a cerimônia de abertura da semana do Paraná no Pavilhão do Brasil e a primeira apresentação do espetáculo de projeção mapeada que integra a programação do Estado no local.
A Expo Dubai 2020 vai ser realizada entre 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022, e vai ter como tema a frase “Conectando Mentes, Criando o Futuro”. Os países participam com pavilhões que representam as nações, divididos em três distritos: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade.
O Pavilhão do Brasil, que integra a área da sustentabilidade, vai ter 4.380 metros quadrados. O Paraná vai ser o primeiro estado a assumir o espaço brasileiro na feira, que tem como objetivo mostrar o desenvolvimento tecnológico dos países e discutir as perspectivas do futuro da sociedade. (Repórter: Flávio Rehme)