Paraná lança Programa de Residência Técnica em Inovação

21/09/2021
O Governo do Estado lançou o processo de seleção para 92 residentes técnicos, na área de Inovação, Transformação Digital e E-Gov. O objetivo é contribuir para o desempenho e a melhoria contínua dos serviços disponibilizados à população paranaense, com foco na capacitação e formação de profissionais para atuar no Setor Público.

A iniciativa é desenvolvida pela Seti, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro. Os candidatos aprovados vão ser lotados em órgãos do Poder Executivo Estadual, na Capital e em sete cidades do interior do Paraná.

A coordenadora de Ensino Superior da Seti, Gisele Onuki, afirma que o programa impacta diretamente os serviços públicos.// SONORA GISELE ONUKI.//

O Governo do Estado tem o desenvolvimento de ambientes de inovação como uma das prioridades, com foco no fortalecimento e na ampliação de mecanismos que tornem a administração pública mais eficiente.

Todos os candidatos devem ter concluído o curso de graduação na área de interesse entre novembro de 2019 e outubro de 2021. Os classificados vão ser matriculados no Curso de Especialização em Inovação, Transformação Digital e E-Gov, ofertado pela Unicentro.

A carga horária para as atividades práticas dos bolsistas residentes será de 30 horas semanais, de segunda a sexta-feira. Já a carga teórica do curso de especialização será realizada em grande parte em ambiente digital.

Além da gratuidade no curso de pós-graduação, os residentes técnicos vão receber bolsa-auxílio mensal, no valor de mil e 900 reais, e auxílio transporte, pelo período de 2 anos. O início das atividades está previsto para o mês de novembro.

A inserção do profissional graduado em Comunicação Organizacional é uma das novidades deste novo programa de residência técnica, relacionado ao ecossistema de inovação tecnológica paranaense.

A partir de uma articulação com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o objetivo é ampliar as experiências de profissionalização voltadas ao Setor Público. A instituição de ensino superior é a única a ofertar o curso no Sul do Brasil.

O professor João Augusto Moliani, coordenador do Curso de Comunicação Organizacional da UTFPR - Câmpus Curitiba, ressalta o perfil multidisciplinar e estratégico desses bacharéis.// SONORA JOÃO AUGUSTO MOLIANI.//

Responsável pela implementação do curso na UTFPR, o professor Camilo Catto explica que essa formação acadêmica foi idealizada de acordo com a realidade atual do mercado de trabalho.// SONORA CAMILO CATTO.//

Atualmente, os programas de Restec contam com 764 residentes ativos em 25 áreas do conhecimento, lotados em 20 órgãos do Governo do Estado, em 29 municípios paranaenses.

Mais informações sobre o Programa de Residência Técnica em Inovação acesse o site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)