Paraná inicia segunda etapa da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

28/03/2022
Nesta semana, o Paraná entra na segunda fase do programa Uma Abordagem Territorial dos ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da OCDE, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. A primeira etapa aconteceu entre 2019 e 2021 e levantou as ações necessárias para o Estado alcançar os ODS. Agora acontece a implementação das ações por meio de reuniões online, a partir desta segunda-feira e até quinta. A abertura das agendas foi realizada em uma solenidade virtual. Intitulada missão de sondagem, os eventos têm como foco entrevistas com atores-chave de todos os setores da sociedade paranaense para levantamento das ações em prol dos ODS que podem contribuir para a aceleração da Agenda 2030 no Estado. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendente Geral de Desenvolvimento Econômico e Social, os quatro dias de evento consistem em sessões de apresentações de projetos e de entrevistas reservadas. O governador Carlos Massa Ratinho Junior, que preside o Cedes, Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, destacou o posto de referência que o Paraná se tornou no assunto. // SONORA RATINHO JUNIOR //

O Paraná é o primeiro estado brasileiro a fazer parte do Programa da OCDE, junto com outras nove regiões e cidades de diferentes países. A primeira fase do programa teve como um dos resultados o relatório lançado em junho do ano passado, contendo recomendações ao Governo do Estado para aceleração da implementação da Agenda. O texto destacou que energia sustentável, proteção ambiental e redução de desigualdades, são alguns aspectos que fazem do Paraná um exemplo mundial no desenvolvimento sustentável. Na parte ambiental, a pesquisa também aponta que os pontos fortes do Paraná são a qualidade do ar, a preservação da água e a proteção costeira. Neste último quesito, por exemplo, o Estado supera as médias da OCDE e do Brasil: enquanto o Estado tem 51% das áreas costeiras protegidas, o País tem 36% e a OCDE, 20%. Também foram lançados relatórios sobre a província de Córdoba, na Argentina, e da cidade de Kitakyushu, no Japão. Para implementar os objetivos da agenda, o Cedes criou a Estratégia Paraná de Olho nos ODS. Entre as ações estão o desenvolvimento de um diagnóstico estadual e municipal, a captação de recursos e prospecção de boas práticas feitas pelo mundo e a medição do retorno social dessas ações.
Os ODS compõem a Agenda 2030, proposta pela ONU em 2015 para guiar boas práticas dos países para os 15 anos seguintes. (Repórter: Gustavo Vaz)