Paraná está acima da média em transparência durante a pandemia
31/07/2020
O Paraná se manteve com ótima transparência em compras e contratações para o enfrentamento da Covid-19 e ficou acima da média dos estados. A avaliação foi divulgada nesta sexta-feira, pela organização social Transparência Internacional Brasil. Porém, a posição na classificação geral baixou, mostrando que outros estados seguem o exemplo do Paraná de permitir que a sociedade ajude a controlar a administração pública. Desde a primeira divulgação, em 21 de maio, o Paraná está com a classificação ótima. Nesta avaliação, ficou com 87,3 pontos, enquanto a média entre os estados ficou em 83,6. A CGE, Controladoria-Geral do Estado, esclareceu que a apresentação gráfica das informações foi o que impediu o Paraná de subir de posição frente a outros estados. Segundo o controlador-geral, Raul Siqueira, todos os dados avaliados e relacionados pela organização estão disponíveis para consulta, e a CGE trabalha para adequar os detalhes técnicos exigidos.// SONORA RAUL SIQUEIRA.//
A Transparência Internacional avalia as informações sobre compras e contratações emergenciais por causa da Covid-19. No Paraná, esses dados estão disponíveis no site coronavirus.pr.gov.br e no portal transparencia.pr.gov.br, este administrado pela própria CGE. Para o coordenador de Transparência e Controle Social da Controladoria, Matheus Gruber, a expectativa é que as melhorias na apresentação dos dados sejam efetivadas em breve.// SONORA MATHEUS GRUBER.//
Ele ressaltou que não houve queda na avaliação, já que o Paraná se manteve com a nota acima de 80, alcançada já nas primeiras avaliações. Gruber reforçou que o Estado foi um dos primeiros a disponibilizar todas as informações avaliadas, e que agora os demais também estão atuando para atualizarem as divulgações deles. A manutenção do site coronavirus.pr.gov.br é feita em conjunto com a Secretaria da Comunicação Social e Cultura, Secretaria da Saúde, E-Paraná Comunicação e a Celepar, empresa de informática do Governo do Estado. Caso o cidadão tenha dificuldades em encontrar o que precisa, ele pode fazer uma solicitação individual pelo Portal da Transparência, ou pela Ouvidoria do Estado. Esta recebe também sugestões, reclamações, elogios e denúncias pelo telefone 0800 041 1113, pelo Whatsapp (41) 3883-4014, pelo e-mail ouvidoria@cge.pr.gov.br ou pelo site cge.pr.gov.br. O atendimento presencial está temporariamente suspenso. (Repórter: Wyllian Soppa)
A Transparência Internacional avalia as informações sobre compras e contratações emergenciais por causa da Covid-19. No Paraná, esses dados estão disponíveis no site coronavirus.pr.gov.br e no portal transparencia.pr.gov.br, este administrado pela própria CGE. Para o coordenador de Transparência e Controle Social da Controladoria, Matheus Gruber, a expectativa é que as melhorias na apresentação dos dados sejam efetivadas em breve.// SONORA MATHEUS GRUBER.//
Ele ressaltou que não houve queda na avaliação, já que o Paraná se manteve com a nota acima de 80, alcançada já nas primeiras avaliações. Gruber reforçou que o Estado foi um dos primeiros a disponibilizar todas as informações avaliadas, e que agora os demais também estão atuando para atualizarem as divulgações deles. A manutenção do site coronavirus.pr.gov.br é feita em conjunto com a Secretaria da Comunicação Social e Cultura, Secretaria da Saúde, E-Paraná Comunicação e a Celepar, empresa de informática do Governo do Estado. Caso o cidadão tenha dificuldades em encontrar o que precisa, ele pode fazer uma solicitação individual pelo Portal da Transparência, ou pela Ouvidoria do Estado. Esta recebe também sugestões, reclamações, elogios e denúncias pelo telefone 0800 041 1113, pelo Whatsapp (41) 3883-4014, pelo e-mail ouvidoria@cge.pr.gov.br ou pelo site cge.pr.gov.br. O atendimento presencial está temporariamente suspenso. (Repórter: Wyllian Soppa)