Paraná e Santa Catarina discutem ramal da Nova Ferroeste entre Cascavel a Chapecó
16/11/2021
O Oeste catarinense é um dos grandes produtores de frango e suíno exportados pelo Brasil. Chapecó e cidades vizinhas são destino de milhões de toneladas de milho produzido no Mato Grosso do Sul. Hoje, a circulação dos grãos e de proteína animal é feita em caminhões. Mas essa história pode mudar. Nesta terça-feira, representantes dos governos do Paraná e de Santa Catarina tiveram uma reunião online para avaliar o impacto da construção de um ramal ferroviário entre Cascavel e Chapecó, ligando o estado vizinho à linha principal da Nova Ferroeste, uma nova estrada férrea entre Maracaju, no Mato Grosso do Sul, e o Porto de Paranaguá. O projeto prevê a ampliação e modernização do trecho já existente, entre Cascavel e Guarapuava, além de novos ramais até o Mato Grosso do Sul e Foz do Iguaçu. O ramal entre Cascavel e Chapecó iria permitir uma solução logística para o Oeste e potencializaria o uso da nova ferrovia. Durante a reunião foram apresentados os dados atuais para o intenso fluxo de proteína congelada e grãos nas estradas que cortam o Mato Grosso do Sul, o Oeste do Paraná e de Santa Catarina. O coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, explicou a dinâmica do trecho até o município catarinense.// SONORA LUIZ HENRIQUE FAGUNDES.// O pedido de autorização para conectar por trilhos as duas cidades junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres foi feito em setembro. Na ocasião, o Paraná solicitou, ainda, as ligações entre Guarapuava e Paranaguá, Cascavel e Foz do Iguaçu, no Paraná, e Dourados e Maracaju, no Mato Grosso do Sul. O ramal entre Cascavel e Chapecó chegou a ser cogitado no projeto, mas devido à legislação da época, não era possível. Com a publicação de uma Medida Provisória, que inclui o modelo de autorização na legislação federal, a ideia voltou ao debate. O projeto da Nova Ferroeste deve ir a leilão na Bolsa de Valores no segundo trimestre de 2022. Vão ser feitos estudos de viabilidade técnica para o possível ramal. Saiba mais sobre a Nova Ferroeste no site aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)