Paraná distribui 129 mil doses para continuar vacinação de idosos com mais de 75 anos

17/03/2021
O Governo do Estado começa a distribuição da nova remessa de vacinas contra o coronavírus nesta quinta-feira. Serão 129.200 doses do imunizante CoronaVac, produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O lote corresponde à metade das doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde na terça-feira. A distribuição dos imunizantes às 22 Regionais do Estado será iniciada às 11 e meia da manhã no Cemepar, Centro de Medicamentos do Paraná, em Curitiba. As doses serão enviadas por transporte terrestre a todas as regionais. Com o novo lote, o oitavo encaminhado pelo Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde segue com a vacinação de dois grupos prioritários. São 106.930 doses destinadas a idosos com idade entre 75 e 79 anos, o que abrange aproximadamente 47% desse público-alvo, e 22.270 doses para os profissionais da saúde que ainda não receberam os imunizantes. Até a tarde desta quarta-feira, o Paraná já vacinou 524.035 pessoas com, pelo menos, a primeira dose, e 183.068 já concluíram o ciclo de imunização, com as duas aplicações. Com isso, 707.103 das 1.260.000 doses enviadas pelo Governo Federal já foram aplicadas. Sobre a outra metade do último lote entregue pelo Ministério da Saúde, também composta por 129.200 doses: elas permanecerão armazenadas no Cemepar para garantir a segunda dose do imunizante. O direcionamento das farmacêuticas é de garantir um intervalo de 15 a 28 dias entre as aplicações para garantir a eficácia na imunização. A expectativa do Paraná é de chegar à marca de 4 milhões de pessoas vacinadas até maio, seguindo as diretrizes de grupos prioritários previstas no Plano Estadual de Vacinação. A quantidade de doses que cada Regional de Saúde recebe nesta remessa pode ser conferida em xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)