Paraná chega a um milhão de testes para Covid-19 e amplia a capacidade

27/11/2020
O Paraná ultrapassou nesta semana a marca de um milhão de testes RT-PCR para diagnosticar a Covid-19 e nesta sexta-feira, o Governo do Estado anunciou o aumento na capacidade de testagem. Agora, o volume diário de diagnósticos pode chegar a quase 9 mil por dia.
A ampliação se dá pela parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o IBMP, o Instituto de Biologia Molecular, que realizava até cinco mil testes e passa a fazer oito mil diagnósticos por dia. Além disso, o Lacen, Laboratório Central do Estado complementa a estrutura de exames.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior, afirma que a testagem é uma das principais estratégias para o enfrentamento da Covid-19.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, explica que a testagem garante o diagnóstico correto e o isolamento dos casos positivos e rastreio de contatos dos casos registrados em todo Estado. Ele destaca que álem do distanciamento social, a ampla testagem para o diagnóstico da Covid-19 é a maneira mais eficaz para frear a disseminação do vírus enquanto ainda não há remédio e vacina. //SONORA BETO PRETO//
Para o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Nestor Werner Junior, a marca de mais de um milhão de testes em uma população de 11 milhões de habitantes confirma o esforço do Governo do Estado para fazer um enfrentamento ágil e eficiente à doença. Ele observa que, na média, o Estado realizou praticamente o dobro da média de testes feitos no país, proporcionalmente à população.
No início da pandemia o Lacen, laboratório referência no Paraná para diagnósticos de todas as doenças que possam oferecer risco à saúde pública, possuía capacidade operacional instalada para realizar, por dia, 120 testes RT-PCR para a Covid-19. Hoje este número é de pelo menos 600 diagnósticos/dia.
Desde abril, o Paraná firmou parceria com IBMP, que começou com a capacidade instalada para a realização de mil testes por dia. Em junho este número foi ampliado para cinco mil/dia.
O IBMP, é uma instituição vinculada à Fundação Oswaldo Cruz, instalada no Parque Tecnológico da Saúde, junto ao Tecpar. Por conta da Pandemia, estas três instituições viabilizaram um laboratório de ponta que reforça o processamento dos exames RT-PCR para identificação do novo coronavírus. (Repórter: Flávio Rehme)