Para melhorar aprendizagem, Estado quer implementar gratificação para diretores e auxiliares
07/12/2021
Após anunciar a proposta que vai elevar de 3 mil 730 para 5 mil 545 reais o piso para professores a partir de janeiro de 2022, com um investimento superior a 674 milhões na valorização de todos os 66 mil docentes da ativa do Paraná, o Governo do Estado elaborou um novo projeto de lei com foco na melhoria da educação pública do Paraná. A mensagem encaminhada nesta segunda-feira para a Assembleia Legislativa pretende implementar a partir de janeiro de 2022 a gratificação de incentivo para diretores e diretores auxiliares das instituições de ensino da Rede de Educação Básica do Paraná com carga horária de 40 horas. O bônus mensal vai ser baseado na meritocracia e varia de 108 a dois mil 430 reais para diretores e de 92 a dois mil e 70 reais para auxiliares, conforme escalonamento previsto em lei. Os profissionais precisam cumprir uma série de requisitos, divididos em duas modalidades. A Gratificação de Incentivo Escalona e Mensal estabelece como critérios o número de matrículas e a frequência dos estudantes. Já a Gratificação de Resultado de Aprendizagem leva em consideração o índice de aprendizagem. As gratificações não vão ser incorporadas na inatividade e também não vão incidir sobre contribuição previdenciária, férias e outras vantagens. Na justificativa do projeto, o Estado deixa claro que o objetivo da proposta é “valorizar os profissionais que representam os Gestores Escolares como lideranças pedagógicas e administrativas das Instituições de ensino da Rede Estadual do Paraná”. Ainda de acordo com a normativa, os critérios “visam estimular e incentivar os gestores das instituições de ensino na implementação de políticas contra a evasão escolar”, o que vai contribuir para garantir a presença do estudante na escola. (Repórter: Felippe Salles)