Para Ratinho Junior, formalização do Cosud fortalece administrações do Sul e Sudeste

02/06/2023
Após o evento de abertura oficial do encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste, Cosud, em Belo Horizonte os governadores do Paraná, Ratinho Junior, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de representantes do Governo de São Paulo, tiveram uma reunião fechada para aprofundar assuntos comuns aos sete estados. Depois do encontro, o governador Ratinho Junior disse em entrevista coletiva que vai dialogar com os deputados estaduais nos próximos dias para aprovar um projeto de lei que regulamente o relacionamento com o grupo. // SONORA RATINHO JUNIOR //

Pelo protocolo de formalização, os estados devem encaminhar projetos que amparem a integração entre os estados, que se dará com a criação de uma Assembleia Geral, uma Presidência, e uma Secretaria Executiva, além de câmaras temáticas e uma estrutura representativa em Brasília, para deliberar sobre ações de desenvolvimento social, planejamento, saúde, desburocratização, inovação, cultura, educação, infraestrutura, meio ambiente, agricultura, segurança pública, entre outros. Segundo ele, a formalização do grupo, que já realiza encontros desde 2019, deverá fortalecer a posição dos estados perante a União, principalmente com relação a temas nacionais, como a reforma tributária, além de trazer benefícios para a gestão pública dos estados membros. Segundo o governador, a intenção é que os executivos discutam e encaminhem pautas ao Congresso Nacional de forma conjunta, demonstrando mais força. Uma delas, que interessa a todos os estados envolvidos, é a criação de fundos de desenvolvimento regional. Ele citou também a possibilidade de que os estados também realizem compras compartilhadas para a redução de custos de insumos, a exemplo de situações que ocorreram durante a pandemia de Covid-19. A proposta já recebeu posição favorável por parte do G7, grupo formado pelas principais entidades do setor produtivo paranaense, assim como de grupos empresariais e sociedade civil organizada dos três estados. O governador também disse que não há posicionamento antagônico do Cosud em relação à União, mas uma postura colaborativa. Recentemente, no Fórum de Governadores, foram discutidas as propostas de emenda à Constituição que tratam da reforma, abordando os obstáculos a serem enfrentados e os pontos de consenso. Os estados ainda analisam os pontos das propostas. O Consórcio de Integração Sul e Sudeste foi criado em Minas Gerais em 2019. Desde então, os chefes do Executivo promovem ampla discussão sobre pautas estratégicas para o desenvolvimento das regiões. Com oito reuniões realizadas, todos os estados do Sul e Sudeste já sediaram pelo menos uma vez as atividades do Cosud. As duas regiões concentram 70% do PIB do Brasil e quase 120 milhões de habitantes. (Repórter: Victor Luís)