PR-323: pistas duplas, viadutos e marginais que vão unificar Umuarama
24/02/2022
Não é necessário mais que 20 minutos na região do Trevo Gauchão, em Umuarama, para ver o caos se instalar. O local é um ponto de encontro desordenado de caminhões, ônibus, carros, motos, bicicletas, ambulantes e pedestres. E tudo isso misturado no perímetro urbano da PR-323, a principal artéria do Noroeste do Paraná. Desorganização que fica ainda pior nos horários de pico, como o início da manhã, o horário do almoço e a volta para casa, antes de anoitecer. A diarista Rosa Ferreira Santana, que passa pelo trecho com sua inseparável bicicleta, precisa vencer mais de cinco quilômetros todos os dias para chegar às residências em que faz a limpeza, uma travessia entre duas Umuaramas separadas pela rodovia.// SONORA ROSA FERREIRA SANTANA.//
Em meio à duplicação da PR-323, em todos os quatro quilômetros e 400 metros do perímetro urbano da cidade, dois novos viadutos vão substituir o antigo trevo, ligando as pontas do município com mais segurança. Uma terceira interseção em desnível também está prevista para o trecho, no acesso a Mariluz, no entroncamento com a PR-468. A modernização vai atualizar uma estrutura projetada nos anos 1980 e que já não comporta mais o tráfego na região. O investimento do Governo do Estado é de pouco mais de 66 milhões de reais. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destaca a importância da obra, não só para Umuarama e região, mas para todo o Paraná.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
A construção atingiu em fevereiro 43% de conclusão, com término previsto para novembro deste ano. O investimento, reforça o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, vai resolver também o principal gargalo logístico para quem chega ao município por Guaíra, vindos do Paraguai ou do Mato Grosso do Sul, ou de Maringá e Cianorte.// SONORA SANDRO ALEX.//
A região conta com um importante complexo industrial. As melhorias vão beneficiar as empresas e os trabalhadores locais, além de melhorar a segurança e a agilidade do tráfego. A Zona de Processamento de Exportação é um distrito industrial onde empresas operam com suspensão de impostos, liberdade cambial e têm procedimentos administrativos simplificados. O caminhoneiro Aparecido José dos Santos, que semanalmente passa por Umuarama com uma carga de sofás, também celebra as obras.// SONORA APARECIDO JOSÉ DOS SANTOS.//
Localizado a poucos metros do Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho e do Parque Industrial, o Trevo do Gauchão vai dar lugar a um viaduto de duas alças. Também está em andamento a duplicação da PR-323 até o trevo de acesso a Mariluz. Na altura do trevo, no quilômetro 300, a rodovia será rebaixada de 7 a 8 metros, preservando o alinhamento e os acessos dos empreendimentos que ficam nas margens, e fazendo com que as trincheiras de acesso passem por cima da rodovia. No trevo de acesso à Mariluz vai ter outro viaduto para dar maior mobilidade de retorno para os veículos. Diferente do acesso ao Gauchão, neste ponto, o chamado quilômetro 304, a PR-323 vai passar por cima da obra da trincheira, possibilitando que as marginais fiquem no nível atual. No trecho de pouco mais de quatro quilômetros vai haver a duplicação e vias marginais. Após a trincheira no acesso a Mariluz a obra segue por uma extensão de 700 metros, com encerramento previsto para o quilômetro 304,1 da PR-323. Saiba mais sobre as obras da PR-323 no site aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)
Em meio à duplicação da PR-323, em todos os quatro quilômetros e 400 metros do perímetro urbano da cidade, dois novos viadutos vão substituir o antigo trevo, ligando as pontas do município com mais segurança. Uma terceira interseção em desnível também está prevista para o trecho, no acesso a Mariluz, no entroncamento com a PR-468. A modernização vai atualizar uma estrutura projetada nos anos 1980 e que já não comporta mais o tráfego na região. O investimento do Governo do Estado é de pouco mais de 66 milhões de reais. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destaca a importância da obra, não só para Umuarama e região, mas para todo o Paraná.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
A construção atingiu em fevereiro 43% de conclusão, com término previsto para novembro deste ano. O investimento, reforça o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, vai resolver também o principal gargalo logístico para quem chega ao município por Guaíra, vindos do Paraguai ou do Mato Grosso do Sul, ou de Maringá e Cianorte.// SONORA SANDRO ALEX.//
A região conta com um importante complexo industrial. As melhorias vão beneficiar as empresas e os trabalhadores locais, além de melhorar a segurança e a agilidade do tráfego. A Zona de Processamento de Exportação é um distrito industrial onde empresas operam com suspensão de impostos, liberdade cambial e têm procedimentos administrativos simplificados. O caminhoneiro Aparecido José dos Santos, que semanalmente passa por Umuarama com uma carga de sofás, também celebra as obras.// SONORA APARECIDO JOSÉ DOS SANTOS.//
Localizado a poucos metros do Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho e do Parque Industrial, o Trevo do Gauchão vai dar lugar a um viaduto de duas alças. Também está em andamento a duplicação da PR-323 até o trevo de acesso a Mariluz. Na altura do trevo, no quilômetro 300, a rodovia será rebaixada de 7 a 8 metros, preservando o alinhamento e os acessos dos empreendimentos que ficam nas margens, e fazendo com que as trincheiras de acesso passem por cima da rodovia. No trevo de acesso à Mariluz vai ter outro viaduto para dar maior mobilidade de retorno para os veículos. Diferente do acesso ao Gauchão, neste ponto, o chamado quilômetro 304, a PR-323 vai passar por cima da obra da trincheira, possibilitando que as marginais fiquem no nível atual. No trecho de pouco mais de quatro quilômetros vai haver a duplicação e vias marginais. Após a trincheira no acesso a Mariluz a obra segue por uma extensão de 700 metros, com encerramento previsto para o quilômetro 304,1 da PR-323. Saiba mais sobre as obras da PR-323 no site aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)