PIÁ chega a 500 mil usuários cadastrados para acesso a serviços digitais
11/08/2021
O Paraná Inteligência Artificial, PIÁ, plataforma desenvolvida pela Celepar ao Governo do Estado, atingiu a marca de 500 mil usuários cadastrados. Pela solução, os cidadãos conseguem acessar 683 serviços estaduais de forma digital em um único canal de diálogo, que atende as demandas da população paranaense.
Dentre os serviços mais acessados no PIÁ neste ano, estão consultas de exames laboratoriais de análises clínicas, que podem ser pesquisados pelo cidadão e também médicos de algumas instituições de saúde em Curitiba, Lapa, Maringá e Ponta Grossa. No total, foram mais de 266 mil consultas realizadas.
Outros serviços bastante buscados pelos usuários são: a indicação de condutores em multas de trânsito municipais, apresentação de recurso para multas de trânsito municipais e a emissão da credencial de estacionamento para idosos.
Conforme os órgãos estaduais elaboram novos serviços, a Celepar ajuda na implantação e acesso para disponibilizar no PIÁ. Entre os últimos, estão a plataforma de streaming Paraná Cultura, que reúne vídeos de produções culturais paranaenses diversificadas para o cidadão assistir de forma online e gratuita.
Uma outra adição à plataforma foi a descrição de como funciona o serviço Botão do Pânico, destinado para mulheres que possuem medidas protetivas judiciais, indicando os passos para efetuar o download do aplicativo 190 – PR.
Para se cadastrar na plataforma digital, basta acessar o site www.pia.pr.gov.br , informar o CPF e seguir os passos, que incluem também a validação via SMS do celular.
Uma vez cadastrado e logado, a plataforma vai avisar sobre o vencimento das faturas de água e luz e dos pontos na carteira de motorista. Também possibilita cadastrar o animal de estimação, agendar atendimento em órgãos públicos, ver e resgatar os créditos do Nota Paraná, consultar o boletim escolar dos filhos matriculados nas escolas estaduais, entre outros serviços. (Repórter: Flávio Rehme)
Dentre os serviços mais acessados no PIÁ neste ano, estão consultas de exames laboratoriais de análises clínicas, que podem ser pesquisados pelo cidadão e também médicos de algumas instituições de saúde em Curitiba, Lapa, Maringá e Ponta Grossa. No total, foram mais de 266 mil consultas realizadas.
Outros serviços bastante buscados pelos usuários são: a indicação de condutores em multas de trânsito municipais, apresentação de recurso para multas de trânsito municipais e a emissão da credencial de estacionamento para idosos.
Conforme os órgãos estaduais elaboram novos serviços, a Celepar ajuda na implantação e acesso para disponibilizar no PIÁ. Entre os últimos, estão a plataforma de streaming Paraná Cultura, que reúne vídeos de produções culturais paranaenses diversificadas para o cidadão assistir de forma online e gratuita.
Uma outra adição à plataforma foi a descrição de como funciona o serviço Botão do Pânico, destinado para mulheres que possuem medidas protetivas judiciais, indicando os passos para efetuar o download do aplicativo 190 – PR.
Para se cadastrar na plataforma digital, basta acessar o site www.pia.pr.gov.br , informar o CPF e seguir os passos, que incluem também a validação via SMS do celular.
Uma vez cadastrado e logado, a plataforma vai avisar sobre o vencimento das faturas de água e luz e dos pontos na carteira de motorista. Também possibilita cadastrar o animal de estimação, agendar atendimento em órgãos públicos, ver e resgatar os créditos do Nota Paraná, consultar o boletim escolar dos filhos matriculados nas escolas estaduais, entre outros serviços. (Repórter: Flávio Rehme)