PCPR dobra número de atendimentos presenciais para confecção de RG em Curitiba

08/11/2021
A Polícia Civil do Paraná vai dobrar o número de vagas mensais para o atendimento presencial para a confecção de carteiras de identidade a partir desta terça-feira no Posto Central em Curitiba. Até o momento, eram disponibilizadas 4 mil e quatrocentas vagas mensalmente. A partir de agora, o número vai passar para 9 mil e duzentas vagas por mês.

O total de vagas mensais, somados aos atendimentos realizados nas Ruas da Cidadania, chegará a 10 mil e oitocentas. O objetivo é atender a demanda represada durante a pandemia.

A melhoria no atendimento vai ser possível com o remanejamento de servidores, deslocando papiloscopistas de outras áreas para atenderem a população que necessita do atendimento presencial.

Um dos principais objetivos é atender os casos de pessoas que tenham urgência para conseguir o documento. Assim, serão disponibilizados 4 mil e oitocentos atendimentos presenciais, sem a necessidade de agendamento pela internet, exclusivos para esses casos. Os atendimentos dos casos de urgência vão ser feitos no Posto Central, das 8 da manhã às 6 da tarde, por ordem de chegada.

São considerados casos de urgência as situações em que o cidadão não pode esperar para tirar ou renovar o RG, como: necessidade do documento para um emprego, questões médicas, negócios, viagens, entre outros. Não há exigência da realização do agendamento, sendo necessária somente a apresentação de um comprovante que demonstre a urgência de emissão e os documentos obrigatórios, como Certidão de Nascimento, Documento de Identidade original do responsável ou Certidão de Casamento.

O Instituto de Identificação também vai começar a atender aos sábados, somente para agendamento online. Serão disponibilizadas 200 vagas por dia, com horário de atendimento entre 8 da manhã e 2 da tarde. A disponibilização será aberta todas as quintas-feiras no site da Polícia Civil.

Saiba mais detalhes sobre os agendamentos para confecção do RG no site aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)