Ouvidoria do Estado atende mais e reduz tempo de resposta ao cidadão

16/03/2021
A Ouvidoria do Estado reduziu o tempo de resposta ao cidadão em 37%, apesar da grande procura por causa da pandemia. No ano passado, foram atendidas 130.966 manifestações, 5% a mais que em 2019, com 99,6% das solicitações respondidas dentro do prazo. Os números foram divulgados pela CGE, Controladoria-Geral do Estado, nesta terça-feira, Dia do Ouvidor. Pelo levantamento geral, das 130.966 manifestações recebidas em 2020, a maior parte foi solicitação por informações ou orientações, com 63.840, praticamente 50% do volume total. Em 2019, essa natureza de manifestação ficou com 34% do total. Houve redução no número de denúncias em 19%, de 33.176 para 26.762, na comparação dos dois anos; e de 15% nas reclamações, que baixaram de 40.072 para 34.026, nos dois períodos. A média de tempo de resposta às manifestações baixou de 24 dias para menos de 15 dias, exceto os pedidos de acesso à informação, baseados em lei, que possuem limites de prazo. Porém, 23.263 manifestações foram respondidas na hora, no chamado pronto-atendimento, em que o cidadão tem dúvidas facilmente solucionadas. Outros pedidos são encaminhados às áreas competentes para se posicionarem. O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, atribui esses números à confiança da população nos canais de ouvidoria do Estado, já que solicitações se referem a informações ou orientações. Segundo o controlador-geral a estatística considera a grande demanda por informações sobre a covid-19 e demonstra que o cidadão tem recorrido ao órgão para solucionar suas dúvidas. Ele afirmou ainda que a Ouvidoria é um dos órgãos mais importantes para a administração pública, no sentido de ouvir as necessidades do cidadão e saber onde há falhas que precisam ser corrigidas. A CGE assumiu a Ouvidoria-Geral em 2013, mas só há dois anos sua estrutura foi melhorada significativamente. Siqueira avaliou que o resultado vem da atenção especial do Governo do Paraná para a área, a partir de 2019, quando o órgão adotou medidas para estreitar cada vez mais a relação entre poder público e cidadãos. (Repórter Rudi Bagatini).