Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná bate recorde em atendimentos e tempo de resposta

22/04/2022
A Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná bateu recorde de atendimento aos usuários do SUS em 2021, chegando a 78.677 manifestações, com resposta em sete dias, em média. A evolução tem sido constante nos últimos anos. O desempenho de 2021 representa aumento de mais de 160% em relação a 2018, que registrou 30.329 atendimentos, com um tempo médio de resposta de 38 dias; e de 110% em relação a 2019, quando houve 37.479 manifestações, com 30 dias para a resposta. Em 2020 foram 48.115 atendimentos – o tempo de resposta caiu pela metade, ficando em 15 dias. Os números são da Celepar. Desde o início deste ano até a primeira semana de abril, foram contabilizadas 18.676 manifestações e cinco dias para a resposta. O serviço tem como objetivo ser a ponte entre o usuário SUS e a gestão pública da saúde. No Paraná são mais de 500 ouvidores distribuídos pelos 399 municípios. Todo cidadão usuário do SUS pode participar com elogios, sugestões, solicitações, reclamações e denúncias. Um dos maiores destaques deste setor foi com o Centro Avançado de Informações, direcionado ao combate da desinformação e fake news sobre o novo coronavírus, que garantiu a orientação e esclarecimentos a mais de 33 mil e 800 pessoas, somente sobre os assuntos relacionados à Covid-19. Todo cidadão pode registrar manifestação na Ouvidora Geral do SUS no Paraná. Para isso, pode utilizar o whatsapp (41) 3330-4414, ligar para 0800 644 44 14 ou 155 e, ainda, pelo site saude.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)