Operação de cargas diferentes no mesmo navio chama a atenção no Porto de Paranaguá

04/08/2020
O Porto de Paranaguá faz nesta semana uma operação diferente. O navio Penguin Arrow, atracado no berço 215, opera, ao mesmo tempo, dois tipos de cargas diferentes. Ao mesmo tempo que descarrega malte, é embarcada uma carga de 45 toneladas de celulose com destino à China – a segunda maior quantidade do produto já movimentada no porto paranaense. O navio atracou no domingo. A operação teve início nesta segunda, mas para concluir o carregamento serão cerca de três dias de movimentação. 
O diretor de operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, disse que geralmente são os navios de veículos ou de contêineres os que fazem essas operações simultâneas de carga e descarga. Segundo Teixeira, a operação exige muita coordenação. // SONORA LUIZ TEIXEIRA //
As duas operações serão realizadas pelo operador Rocha. A celulose embarcada pertence à Klabin. Segundo a empresa, esse segundo maior embarque é justificado pelo volume destinado à China, principal comprador do produto. Um navio levaria 20 mil toneladas no final de julho e outro, 25 mil toneladas agora no início de agosto. Segundo o representante da empresa, além da Ásia, a Europa também é destino da celulose embarcada pelo Porto de Paranaguá. maior lote de celulose já embarcado pela Klabin, no porto paranaense, foi de 46 mil toneladas. O volume foi carregado no último mês de novembro. Mais informações estão em portosdoparana.pr.gov.br. (Repórter: Rodrigo Arend)