Operação Ágata deflagra ações para combater e reprimir crimes na fronteira

16/03/2021
O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, reuniu-se em Foz do Iguaçu nesta segunda-feira com o comandante da 5ª Divisão do Exército, general Carlos José Russo Assumpção Penteado, e demais representantes de órgãos de segurança estaduais e federais, para discutir e traçar estratégias da Operação Fronteira Sul, Ágata 21. O Paraná integra a Operação, encabeçada pela 5ª Divisão do Exército, que foi desencadeada na sexta-feira para combater e reprimir crimes nas fronteiras. Também estão sendo feitos pontos de bloqueio, patrulhamento fluvial, abordagens e fiscalizações nas principais vias de acesso ao Estado pela região fronteiriça que, dentre as primeiras ações, resultou no prejuízo de cerca de 15 mil reais ao crime organizado. De acordo com o secretário Marinho, também como plano da Secretaria estadual da Segurança Pública, está o aproveitamento da aplicação policial para outras ações de interesse das polícias Militar e Civil nesta área. O Programa de Proteção Integrada de Fronteiras articulou ações conjuntas para reprimir o crime. As principais atividades executadas nesta operação são o patrulhamento fluvial e terrestre, a distribuição das equipes no cumprimento de mandados de busca e apreensão, a interdição de atracadouros clandestinos, fiscalização das rodovias federais e encaminhamento de suspeitos em flagrante delito. A operação acontece em toda a região fronteiriça que vai de Querência do Norte, no Noroeste, até os limites de Barracão, ao Sudoeste, abrangendo toda faixa de fronteira com o Paraguai e a Argentina e nos portos de Santa Helena e Querência do Norte, região da balsa que tem conexão com Naviraí, no Mato Grosso do Sul. Desde o início das ações até esta segunda-feira, já foram feitos 162 postos de bloqueio e controle de estradas e dois postos de bloqueio e controle de vias urbanas. O trabalho direto das equipes pela região fronteiriça resultou em 72 ações de patrulhamento motorizado, 14 patrulhamentos a pé e quatro ações de patrulhamento fluvial. Estão integrados nesta ação o Departamento de Inteligência do Paraná, a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Polícia Científica, o Departamento Penitenciário, a Polícia Rodoviária Federal e o Exército Brasileiro, por meio da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada. (Repórter: Marcelo Galliano)