Obras no trecho urbano da BR-277 em Guarapuava já atingiram 40% de conclusão
09/03/2022
Quem passa com frequência pela BR-277, no trecho em Guarapuava, na região Centro-Sul do Estado, já conhece os riscos e transtornos da rodovia. Acidentes, até mesmo com vítimas fatais, e congestionamentos devido às complicações e ao excesso de veículos, são frequentes. E em dias chuvosos ou em horários de pico, a situação fica ainda pior. O dono da empresa Balas e Chocolates Pietrobon, Claudio Pietrobon, que fica às margens da rodovia, conta que chegou a perder trabalhadores em acidentes na via.// SONORA CLAUDIO PIETROBON.//
Mas os problemas estão com os dias contados: a BR-277 está em obras entre os quilômetros 343 e 350, e já atingiu 40% de conclusão. Em execução desde abril do ano passado, o trecho com quase quatro quilômetros de extensão será duplicado e vai ganhar novas vias marginais, quatro pontes, três trincheiras, duas passarelas para pedestres, um viaduto e iluminação pública. O investimento total na obra é de 80 milhões de reais, pelo programa Avança Paraná, que conta com recursos financiados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. A previsão de término é para o segundo semestre deste ano. O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, destaca que as obras vão trazer mais segurança para a região.// SONORA CELSO GÓES.//
A rodovia estava sob regime de concessão, que encerrou no dia 27 de novembro, e a empresa responsável não realizou as obras necessárias. Como no contrato anterior não havia investimentos previstos para essa região, o Governo do Estado decidiu então investir no trecho.// SONORA CELSO GÓES.//
A implantação de trincheiras e passarelas e a duplicação do viaduto vão garantir mais segurança para o deslocamento dos 182 mil habitantes de Guarapuava entre as regiões Norte e Sul do município. Além disso, a duplicação da BR-277 e a implantação de vias marginais vão proporcionar mais agilidade no trânsito local e facilitar o tráfego de longa distância, rumo a Foz do Iguaçu ou a Paranaguá, no Litoral. Além da segurança e agilidade, o empresário Pietrobon acredita que as obras vão impulsionar o desenvolvimento econômico da região.// SONORA CLAUDIO PIETROBON.//
A obra enfrentou algumas dificuldades no percurso, por conta da pandemia, pelo excesso de chuvas durante o mês de janeiro e escassez de material, mas, mesmo assim, o cronograma está sendo mantido, afirma o engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem e fiscal da obra, Vanderlei Zanella.// SONORA VANDERLEI ZANELLA.//
Por enquanto, a prioridade é a construção das vias marginais ao lado da rodovia, que vão ter calçadas e ciclovias para atender a população da cidade e já estão com cerca de 70% de conclusão; e também a ponte na marginal esquerda, que já avançou 95%, para que, com ambas finalizadas, o tráfego da rodovia seja desviado para as marginais, permitindo o início da duplicação na pista central com a segurança necessária.// SONORA VANDERLEI ZANELLA.//
A implantação de postes de iluminação também está avançada, com cerca de 30% instalados em 12 quilômetros de extensão. A ponte da Avenida Pedro Carli, principal ponto crítico do perímetro urbano por conta do risco de acidentes, já foi concluída, e a infraestrutura de três pontes no quilômetro 345 já está pronta, aguardando o início da construção. A duplicação do viaduto com 45 metros de extensão da PRC-466 sobre a BR-277 em Guarapuava está em processo de conclusão de laje. A nova obra de arte especial será implantada paralelamente ao viaduto atual, e inclui também a adequação dos acessos existentes, para acabar com o congestionamento causado pelo afunilamento do tráfego das pistas duplas pelo viaduto de pistas simples. Obras que vão contribuir e muito para a mobilidade, destaca Zanella.// SONORA VANDERLEI ZANELLA.//
Saiba mais sobre os detalhes das obras da BR-277 em Guarapuava no site aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)
Mas os problemas estão com os dias contados: a BR-277 está em obras entre os quilômetros 343 e 350, e já atingiu 40% de conclusão. Em execução desde abril do ano passado, o trecho com quase quatro quilômetros de extensão será duplicado e vai ganhar novas vias marginais, quatro pontes, três trincheiras, duas passarelas para pedestres, um viaduto e iluminação pública. O investimento total na obra é de 80 milhões de reais, pelo programa Avança Paraná, que conta com recursos financiados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. A previsão de término é para o segundo semestre deste ano. O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, destaca que as obras vão trazer mais segurança para a região.// SONORA CELSO GÓES.//
A rodovia estava sob regime de concessão, que encerrou no dia 27 de novembro, e a empresa responsável não realizou as obras necessárias. Como no contrato anterior não havia investimentos previstos para essa região, o Governo do Estado decidiu então investir no trecho.// SONORA CELSO GÓES.//
A implantação de trincheiras e passarelas e a duplicação do viaduto vão garantir mais segurança para o deslocamento dos 182 mil habitantes de Guarapuava entre as regiões Norte e Sul do município. Além disso, a duplicação da BR-277 e a implantação de vias marginais vão proporcionar mais agilidade no trânsito local e facilitar o tráfego de longa distância, rumo a Foz do Iguaçu ou a Paranaguá, no Litoral. Além da segurança e agilidade, o empresário Pietrobon acredita que as obras vão impulsionar o desenvolvimento econômico da região.// SONORA CLAUDIO PIETROBON.//
A obra enfrentou algumas dificuldades no percurso, por conta da pandemia, pelo excesso de chuvas durante o mês de janeiro e escassez de material, mas, mesmo assim, o cronograma está sendo mantido, afirma o engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem e fiscal da obra, Vanderlei Zanella.// SONORA VANDERLEI ZANELLA.//
Por enquanto, a prioridade é a construção das vias marginais ao lado da rodovia, que vão ter calçadas e ciclovias para atender a população da cidade e já estão com cerca de 70% de conclusão; e também a ponte na marginal esquerda, que já avançou 95%, para que, com ambas finalizadas, o tráfego da rodovia seja desviado para as marginais, permitindo o início da duplicação na pista central com a segurança necessária.// SONORA VANDERLEI ZANELLA.//
A implantação de postes de iluminação também está avançada, com cerca de 30% instalados em 12 quilômetros de extensão. A ponte da Avenida Pedro Carli, principal ponto crítico do perímetro urbano por conta do risco de acidentes, já foi concluída, e a infraestrutura de três pontes no quilômetro 345 já está pronta, aguardando o início da construção. A duplicação do viaduto com 45 metros de extensão da PRC-466 sobre a BR-277 em Guarapuava está em processo de conclusão de laje. A nova obra de arte especial será implantada paralelamente ao viaduto atual, e inclui também a adequação dos acessos existentes, para acabar com o congestionamento causado pelo afunilamento do tráfego das pistas duplas pelo viaduto de pistas simples. Obras que vão contribuir e muito para a mobilidade, destaca Zanella.// SONORA VANDERLEI ZANELLA.//
Saiba mais sobre os detalhes das obras da BR-277 em Guarapuava no site aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)