Obras na Ponte da Integração, entre Foz do Iguaçu e o Paraguai, atingem 34%
12/10/2020
As obras da Ponte da Integração, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, atingiram 34% no final de setembro. Com isso, que já estão visíveis os quatro principais pilares das margens, nos dois lados do Rio Paraná, e a primeira parte da estrutura metálica de sustentação da pista de rolamento dos veículos na margem brasileira. A estrutura como um todo envolve 470 funcionários. Esses pilares têm cerca de 65 metros de altura no Brasil e 51 metros no Paraguai. Isso acontece porque o projeto de travessia é uma descida ou uma subida, dependendo do ponto de vista. Esse pormenor será imperceptível diante do comprimento da ponte estaiada: 760 metros. Setembro marcou a conclusão da instalação, no lado brasileiro, das duas longarinas metálicas e das sete transversinas que formam a sustentação da primeira parte da pista. Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a nova ponte vai marcar esse século como a Ponte Internacional da Amizade marcou o último.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
Na margem paraguaia os trabalhos se encontram mais ou menos no estágio de junho da margem brasileira. Os operários mantêm bom ritmo e recuperaram o atraso do começo da execução, ocasionado por impeditivos alfandegários. Nesse momento estão sendo finalizados os pilares de apoio e a caixa de equilíbrio. A segunda ponte internacional sobre o Rio Paraná e a nova perimetral até a BR-277, que acompanha a obra, terão investimentos de 463 milhões de reais da Itaipu Binacional. O projeto é uma parceria entre a usina, o Governo do Estado e o governo federal. A ponte está sendo construída nas proximidades do Marco das Três Fronteiras, e custará cerca de 323 milhões de reais. A Itaipu injetou mais 140 milhões nas obras da Perimetral Leste, que ligará a nova estrutura à BR-277. Segundo o diretor-geral brasileiro da usina, Joaquim Silva e Luna, a velocidade da construção demonstra o compromisso e a seriedade de transformar promessa em entrega, e que as obras de infraestrutura ajudam o desenvolvimento regional.// SONORA SILVA E LUNA.//
A ponte terá 760 metros de comprimento e vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com três metros e 600 de largura, acostamento de três metros e calçada de um metro e 70 nas laterais. A previsão é que a obra seja entregue em 2022. Ela será maior que a Ponte Internacional da Amizade, e está localizada cerca de 10 quilômetros abaixo dela, em direção ao Rio Iguaçu. A Ponte da Integração conta com 74 vigas menores de 12 metros que formam a estrutura de sustentação da pista de rolamento. Também compõem a estrutura outras 150 vigas transversinas, que são dispostas no sentido transversal, conectando as vigas longarinas da direita e da esquerda da pista de rolamento. A perimetral que faz parte da obra vai permitir que caminhões procedentes da Argentina e do Paraguai acessem diretamente a BR-277 na altura do Posto Paradão, reduzindo o fluxo de veículos pesados na área urbana de Foz do Iguaçu. Outros detalhes podem ser conferidos em xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)
Na margem paraguaia os trabalhos se encontram mais ou menos no estágio de junho da margem brasileira. Os operários mantêm bom ritmo e recuperaram o atraso do começo da execução, ocasionado por impeditivos alfandegários. Nesse momento estão sendo finalizados os pilares de apoio e a caixa de equilíbrio. A segunda ponte internacional sobre o Rio Paraná e a nova perimetral até a BR-277, que acompanha a obra, terão investimentos de 463 milhões de reais da Itaipu Binacional. O projeto é uma parceria entre a usina, o Governo do Estado e o governo federal. A ponte está sendo construída nas proximidades do Marco das Três Fronteiras, e custará cerca de 323 milhões de reais. A Itaipu injetou mais 140 milhões nas obras da Perimetral Leste, que ligará a nova estrutura à BR-277. Segundo o diretor-geral brasileiro da usina, Joaquim Silva e Luna, a velocidade da construção demonstra o compromisso e a seriedade de transformar promessa em entrega, e que as obras de infraestrutura ajudam o desenvolvimento regional.// SONORA SILVA E LUNA.//
A ponte terá 760 metros de comprimento e vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com três metros e 600 de largura, acostamento de três metros e calçada de um metro e 70 nas laterais. A previsão é que a obra seja entregue em 2022. Ela será maior que a Ponte Internacional da Amizade, e está localizada cerca de 10 quilômetros abaixo dela, em direção ao Rio Iguaçu. A Ponte da Integração conta com 74 vigas menores de 12 metros que formam a estrutura de sustentação da pista de rolamento. Também compõem a estrutura outras 150 vigas transversinas, que são dispostas no sentido transversal, conectando as vigas longarinas da direita e da esquerda da pista de rolamento. A perimetral que faz parte da obra vai permitir que caminhões procedentes da Argentina e do Paraguai acessem diretamente a BR-277 na altura do Posto Paradão, reduzindo o fluxo de veículos pesados na área urbana de Foz do Iguaçu. Outros detalhes podem ser conferidos em xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)