Obras e projetos mudam o cenário da Segurança Pública na região da fronteira

16/02/2022
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, está levando melhorias às polícias que atuam na região de fronteira, com a construção de novos quartéis para a PM e para o Corpo de Bombeiros, unidades penais e projetos para melhorar a estrutura da Polícia Civil e da Polícia Científica. O secretário de Segurança, Romulo Marinho Soares, esteve em Guaíra nesta quarta-feira para verificar o andamento dos projetos e fortalecer parcerias com os municípios lindeiros para novas iniciativas. Ele ressalta que o ano de 2022 chegou com novidades para a PM da região. A construção da nova sede do Batalhão de Polícia de Fronteira em Marechal Cândido Rondon, e da 2ª Companhia do mesmo Batalhão em Guaíra, começaram entre janeiro e fevereiro. Os imóveis vão contar com ambientes mais modernos e adequados para a atuação dos profissionais. Em paralelo a isso, as obras das Cadeias Públicas de Guaíra e de Foz do Iguaçu estão em fase final para entrega ainda no primeiro semestre. Somente com o apoio da Itaipu Binacional, a Segurança Pública conta com mais de 50 milhões de reais em projetos, convênios e obras na Costa Oeste. A primeira inspeção secretário da Segurança Pública na agenda na região da fronteira foi na Cadeia Pública de Guaíra, que está com 95% da construção concluída, faltando ajustes para fornecimento de energia elétrica e de água, além da pavimentação do acesso à unidade. A obra vai proporcionar mais 752 vagas para o sistema penitenciário da região. Depois, o secretário esteve no canteiro de obras da 2ª Companhia do Batalhão de Policiamento da Fronteira, que está com 9% de execução. Em seguida, houve uma reunião com o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, junto com representantes da construtora responsável pela obra e com a equipe técnica do prefeito, que acompanha a execução do projeto. Os investimentos e projetos futuros na região foram ainda assunto de um encontro, na Câmara de Vereadores de Guaíra. Foi apresentada ainda a articulação das instituições vinculadas na região de fronteira e um panorama do planejamento da Secretaria para os municípios lindeiros. (Repórter: Gustavo Vaz)