Obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai atingem 74,5% de execução
23/12/2021
A nova Ponte da Integração Brasil-Paraguai está encerrando 2021 com índice de 74,5% de conclusão, um investimento de aproximadamente 174 milhões de reais. A obra é executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, DER, entre os municípios de Foz do Iguaçu, na margem brasileira, e Presidente Franco, na margem paraguaia. Com a conclusão dos mastros principais em ambos os lados, os trabalhos agora estão concentrados no posicionamento das aduelas metálicas, das lajes e na concretagem para compor o tabuleiro da ponte, e no tensionamento dos estais no vão central e dos estais de retaguarda. Em ambos os canteiros também está em andamento a pré-montagem das aduelas metálicas que vão ser posicionadas em breve. A ponte vai ter 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros. Vão ser duas pistas simples, acostamento e calçada nas laterais. A ponte é resultado de parceria entre o Governo do Paraná, Itaipu Binacional e o governo federal, com aporte financeiro da Itaipu. O andamento da Ponte da Integração é detalhado mensalmente no site www.der.pr.gov.br. Na obra de implantação da rodovia de acesso entre a ponte e a BR-277, a perimetral leste de Foz do Iguaçu, os trabalhos continuam avançando nos viadutos da Avenida General Meira, no viaduto de acesso à Ponte Tancredo Neves e no viaduto da BR-469. O projeto da rodovia prevê um contorno do perímetro urbano de Foz do Iguaçu partindo da nova ponte, em uma extensão de 15 quilômetros. Vão ser seis interseções em desnível. Por meio da parceria com a Itaipu Binacional, o DER também está executando as duplicações do Contorno Oeste e da BR-277 em Cascavel, e a pavimentação da Estrada Boiadeira entre Porto Camargo e Serra dos Dourados, na região Noroeste. Já estão sendo licitadas as obras de pavimentação de estrada entre Ramilândia e Santa Helena, e da recuperação da ponte Ayrton Senna, em Guaíra, na divisa com o Mato Grosso do Sul. (Repórter: Felippe Salles)