OCDE apresenta resultados preliminares da missão no Paraná

02/12/2020
A OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico apresentou nesta quarta-feira, os resultados preliminares da segunda missão no Paraná. A reunião virtual promoveu o encontro das equipes do Governo do Estado, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico Social, do Tribunal de Contas e da OCDE, além de representantes da administração municipal de Moscou, que também finalizou a primeira fase do programa.
De acordo com Stefano Marta, analista de política da OCDE e coordenador do Programa Abordagem Territorial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Paraná é o primeiro estado brasileiro a passar para a segunda fase do programa da OCDE.
A vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico Social, Keli Gali Guimarães, anunciou durante a reunião que em 2021 o Paraná vai firmar uma nova parceria com a OCDE para continuar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, junto aos municípios.
Segundo o relatório, o Paraná se destacou em diferentes pontos como as estratégias políticas e programas colocados em prática para que o estado se adeque aos ODS como ferramenta para diminuir as disparidades territoriais.// SONORA KELI GALI GUIMARÃES// KELI 01

De acordo com Stefano, os principais avanços registrados no Paraná foram na questão de preservação dos recursos hídricos, proteção do Litoral, redução dos níveis de poluição e produção energética a partir de energias renováveis.
O relatório da OCDE apontou, ainda, que o Paraná é considerado um bom estado para se viver, inclusive para minorias, excedendo a média nacional neste quesito.

Durante a reunião, foram destacados os resultados das ações de três municípios paranaenses: Curitiba, Araucária e Ubiratã. As três cidades foram apontadas pela OCDE como fortes atuantes na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Araucária mereceu destaque por criar um marco institucional com base nos ODS para colocar o município como inovador, inteligente e sustentável. Ubiratã foi destacado por ter desenvolvido indicadores para medir a aplicação dos ODS.
Curitiba foi apontada como destaque por promover a digitalização do município, com foco no desenvolvimento de uma cidade inteligente.
De acordo com a OCDE, o Paraná avançou ao criar 83 indicadores municipais e 38 de nível estadual para medir a efetividade das ações para alcançar os ODS. No entanto, o órgão indicou a necessidade de fortalecer o engajamento do governo federal com os estados, aumentar a integração dos ODS com as ferramentas financeiras municipais e fortalecer o engajamento da população com a agenda 2030, além de utilizar os servidores públicos municipais como agentes dos ODS nos municípios.
A Agenda 2030 foi assinada por 193 países. Os objetivos buscam efetivar as conquistas dos direitos humanos, alcançar a igualdade de gênero e foram moldados para serem integrados e indivisíveis, a partir de três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
A lista dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pode ser conferida em xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias . (Repórter: Flávio Rehme)