Novos projetos do DER vão resultar em obras no valor de R$ 2,1 bilhões
31/12/2021
Em 2021 o DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, contratou a elaboração de dez novos projetos executivos de engenharia e um estudo de impacto ambiental. São iniciativas de duplicação, terceiras faixas, restauração e obras de arte especial em todas as regiões do estado, com um valor estimado de dois bilhões e 185 milhões de reais para execução nos próximos anos. O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirmou que a gestão sempre buscou uma grande variedade de projetos pelo Estado. // SONORA SANDRO ALEX //
Entre os projetos contratados no ano, se destaca a restauração e ampliação da capacidade de rodovias do chamado “eixo central”, em cinco lotes, modernizando a ligação entre Pitanga e Campo Mourão e entre Pitanga e Mauá da Serra, num total de 263 quilômetros de rodovias. Outro projeto é a restauração e duplicação da PRC-466 entre Turvo e Guarapuava, em uma extensão de 38 quilômetros. Ainda em Guarapuava, mas desta vez na PR-170, foi contratado o projeto de restauração da ponte sobre o Rio Jordão. E, na região Oeste, o projeto de restauração e ampliação da capacidade da PR-239 e PR-317, ligação entre os municípios de Assis Chateaubriand e Toledo, prevendo inclusive a implantação do Contorno Norte de Toledo. Todas estas iniciativas estão incluídas no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Ao todo são 29 milhões e meio de reais investidos. O DER contratou este ano duas obras na modalidade Regime Diferenciado de Contratação Integrada, em que uma mesma empresa é responsável pelo desenvolvimento dos projetos básico e executivo de engenharia, e a execução das obras: a restauração em concreto da PRC-280 em Palmas, região Sudoeste, e a duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu, no Noroeste. O diretor-geral do DER, Fernando Furiatti, destacou as grandes vantagens desse formato de contratação. // SONORA FERNANDO FURIATTI //
Em julho, o DER contratou a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental e de estudos preliminares de engenharia para implantação da ponte de Guaratuba e acessos. Com a conclusão deles, a expectativa do DER é licitar a elaboração dos projetos e a execução da obra. (Repórter: Gustavo Vaz)
Entre os projetos contratados no ano, se destaca a restauração e ampliação da capacidade de rodovias do chamado “eixo central”, em cinco lotes, modernizando a ligação entre Pitanga e Campo Mourão e entre Pitanga e Mauá da Serra, num total de 263 quilômetros de rodovias. Outro projeto é a restauração e duplicação da PRC-466 entre Turvo e Guarapuava, em uma extensão de 38 quilômetros. Ainda em Guarapuava, mas desta vez na PR-170, foi contratado o projeto de restauração da ponte sobre o Rio Jordão. E, na região Oeste, o projeto de restauração e ampliação da capacidade da PR-239 e PR-317, ligação entre os municípios de Assis Chateaubriand e Toledo, prevendo inclusive a implantação do Contorno Norte de Toledo. Todas estas iniciativas estão incluídas no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Ao todo são 29 milhões e meio de reais investidos. O DER contratou este ano duas obras na modalidade Regime Diferenciado de Contratação Integrada, em que uma mesma empresa é responsável pelo desenvolvimento dos projetos básico e executivo de engenharia, e a execução das obras: a restauração em concreto da PRC-280 em Palmas, região Sudoeste, e a duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu, no Noroeste. O diretor-geral do DER, Fernando Furiatti, destacou as grandes vantagens desse formato de contratação. // SONORA FERNANDO FURIATTI //
Em julho, o DER contratou a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental e de estudos preliminares de engenharia para implantação da ponte de Guaratuba e acessos. Com a conclusão deles, a expectativa do DER é licitar a elaboração dos projetos e a execução da obra. (Repórter: Gustavo Vaz)