Nova ponte deve proporcionar retorno de fauna marinha à Baía de Guaratuba

23/04/2024
Durante a elaboração dos estudos ambientais da nova Ponte de Guaratuba, no Litoral, pesquisadores observaram que ela deve trazer grandes benefícios para a fauna marinha local, recuperando um ecossistema prejudicado por anos pelo tráfego intenso de ferry boat e balsas, inclusive com o retorno de fauna para a baía. A obra é administrada pelo DER/PR, Departamento de Estradas de Rodagem, com um investimento de quase 387 milhões de reais. No monitoramento de fauna na baía de Guaratuba, realizado nas campanhas pré-obras, foi avistado um único par de botos-cinza, a sete quilômetros da região da ponte, apesar de avaliações em décadas anteriores terem verificado a presença de até 32 botos-cinza na baía. Durante uma das campanhas de levantamento de fauna foi registrado ruído subaquático equivalente a 241 decibéis, um dos maiores documentados tanto no Paraná quanto em relação a áreas de monitoramento de cetáceos. Conforme o relatório, o ruído criado por atividade humana afeta o comportamento, saúde, distribuição de grupos e dinâmica populacional de golfinhos e botos, fatores que podem resultar no deslocamento deles para longe da fonte dos ruídos. Assim que estiver concluída, a Ponte de Guaratuba vai substituir a travessia por ferry boat, que é a principal fonte de ruído subaquático na baía, criado por atividade humana, considerado por estudiosos um fator negativo e de grande relevância no comportamento de cetáceos, grupo de animais formado por golfinhos, botos e baleias, afirma a diretora técnica do DER, Janice Soares.// SONORA JANICE SOARES.//

Os benefícios da construção da Ponte de Guaratuba e encerramento da atividade do ferry boat devem se estender às tartarugas marinhas e também às diversas espécies de peixes observados na baía, que vão contar com um ambiente melhor para alimentação, reprodução e descanso. A Ponte de Guaratuba terá mil 244 metros de extensão, com um vão principal de 160 metros e canal de navegação de 17 metros de altura por 90 de largura. Quanto aos acessos, o projeto totaliza no eixo principal a extensão de mil 826 metros, sendo 951 metros no lado de Guaratuba e 875 metros no lado de Matinhos. Dentro do projeto está prevista também a implantação de vias locais e conexão à Estrada de Cabaraquara. (Repórter: Felippe Salles)