Nova estrutura é peça-chave na parceria do Estado com a Itaipu

01/12/2020
A Ponte da Integração Brasil - Paraguai, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, é uma das peças mais simbólicas do tabuleiro da parceria estratégica desenvolvida pelo Governo do Estado com a Itaipu Binacional para a região Oeste. Os investimentos já anunciados pela estatal ultrapassam 1 bilhão e 400 milhões de reais e ajudarão o Paraná a resolver gargalos logísticos históricos e a mudar de patamar em relação aos demais estados.
Os compromissos foram assumidos pela Itaipu em conjunto com o Governo do Estado e atendem um dos principais objetivos, que é o desenvolvimento econômico dos municípios que integram a área de atuação. Por meio de uma política de austeridade, cada megawatt-hora gerado passou a ser transformado em desenvolvimento por meio de obras que deixarão um legado para a região.
O investimento mais visível é o da Ponte da Integração Brasil – Paraguai, que atingiu quase 45% de execução em novembro. A perimetral até a BR-277, que acompanha a obra, vai começar a ser construída no próximo ano.
Ela será maior que a Ponte Internacional da Amizade e está localizada cerca de 10 quilômetros abaixo dela, em direção ao Rio Iguaçu. A margem paraguaia da usina vai financiar uma outra ponte, que ligará Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul e Carmelo Peralta, no país vizinho, com acesso ao oceano Pacífico.
Outra obra em andamento é a ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que já alcançou 65%. A estrutura proporcionará mais voos para o município, concorrendo com destinos do mundo inteiro, e é parte do projeto de transformar o Paraná no hub de distribuição da América do Sul. A nova pista terá 2 mil e 800 metros, 605 metros a mais que a atual. As obras terminam em abril do ano que vem e estão orçadas em 55 milhões de reais.
A duplicação da Rodovia das Cataratas também será financiada quase que integralmente pela Itaipu Binacional. O restante será bancado pelo Governo do Estado. A BR-469 é a única via de acesso às Cataratas do Iguaçu e ao aeroporto e o mais importante corredor turístico da cidade.
Serão revitalizados quase 9 quilômetros, do trevo de acesso à Argentina até a entrada do Parque Nacional do Iguaçu.
A expectativa é que a licitação seja feita ainda em 2020 pelo Governo do Estado e que as obras iniciem no primeiro semestre do próximo ano. O contrato deve prever 36 meses até a conclusão.
A Itaipu Binacional também vai investir mais de 223 milhões de reais para finalizar a revitalização da Estrada Boiadeira, entre Porto Camargo e Umuarama. A intervenção do Lote 1 começou a sair do papel no começo do ano passado e atingiu 33% em novembro, segundo o DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, gestor e executor do contrato original. Essa licitação envolve pavimentação do traçado original, um contorno em Icaraíma e nove viadutos. O empreendimento engloba, ao todo, 46 quilômetros de obras.
Também está na agenda o Contorno de Guaíra, intervenção de quase 5 quilômetros de extensão. Ele vai da BR-163 à BR-272.
Outro convênio com Guaíra é o da modernização da Ponte Ayrton Senna, que liga o município e o Paraná ao Mato Grosso do Sul.
O Contorno Oeste de Cascavel também será modernizado, conectando a BR-277 à BR-163.
A estatal de energia também vai auxiliar na duplicação de um trecho urbano da BR-277 em Cascavel, com investimento de 85 milhões de reais.
O Governo do Estado e a Sanepar também assinaram com a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu, uma parceria para ampliar a qualidade ambiental nas bacias da região lindeira e a vida útil do Lago de Itaipu. O documento estabelece o compartilhamento de dados e tecnologia para segurança de barragens e tratamento de efluentes e esgoto. (Repórter: Flávio Rehme)