Nova Ferroeste é estratégica para ao desenvolvimento do País, afirma Ratinho Junior
21/06/2022
Maior projeto ferroviário do Brasil, a Nova Ferroeste será estratégica para o desenvolvimento do País, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Nesta terça-feira, o Governo do Estado lançou o processo de consulta pública do edital da ferrovia, que vai ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá e terá mais de mil e 500 quilômetros de extensão, incluindo os ramais até Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, e Chapecó, em Santa Catarina.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
A Nova Ferroeste também é estratégica na consolidação de uma ferrovia bioceânica ligando os portos de Paranaguá e Antofagasta, no Chile, conectando os oceanos Atlântico e Pacífico. A nova ferrovia também se destaca pela questão da sustentabilidade.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
Para chegar ao edital, o Governo do Estado criou em 2019 um grupo de trabalho para a elaboração do Plano Ferroviário do Paraná, que iniciou um estudo de pré-viabilidade do novo traçado. No mesmo ano, foi contratado o EVTEA-J, Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Jurídica, que começou em 2020. Naquele mesmo ano, o Paraná firmou um acordo de cooperação técnica com o Mato Grosso do Sul e a Nova Ferroeste foi incluída, também, no Programa de Parcerias de Investimentos do governo federal, dando prioridade ao projeto em âmbito nacional. Finalizado em 2021, o EVTEA-J foi concluído em tempo recorde. Também no ano passado, o Governo do Estado entregou ao Ibama o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental. Mais detalhes sobre a Nova Ferroeste acesse o site aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)
A Nova Ferroeste também é estratégica na consolidação de uma ferrovia bioceânica ligando os portos de Paranaguá e Antofagasta, no Chile, conectando os oceanos Atlântico e Pacífico. A nova ferrovia também se destaca pela questão da sustentabilidade.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
Para chegar ao edital, o Governo do Estado criou em 2019 um grupo de trabalho para a elaboração do Plano Ferroviário do Paraná, que iniciou um estudo de pré-viabilidade do novo traçado. No mesmo ano, foi contratado o EVTEA-J, Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Jurídica, que começou em 2020. Naquele mesmo ano, o Paraná firmou um acordo de cooperação técnica com o Mato Grosso do Sul e a Nova Ferroeste foi incluída, também, no Programa de Parcerias de Investimentos do governo federal, dando prioridade ao projeto em âmbito nacional. Finalizado em 2021, o EVTEA-J foi concluído em tempo recorde. Também no ano passado, o Governo do Estado entregou ao Ibama o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental. Mais detalhes sobre a Nova Ferroeste acesse o site aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)