Nos 31 anos do Código de Defesa do Consumidor, Procon-PR destaca uso de canais digitais

11/09/2021
Considerada uma das leis mais avançadas do mundo na área do consumo, o Código de Defesa do Consumidor do Brasil completa 31 anos neste sábado, 11 de setembro. No Paraná, a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, por meio do Procon-PR, é a responsável por orientar, educar, proteger e defender a população contra abusos praticados pelos fornecedores de bens e serviços nas relações de consumo.
O secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, afirmou que além de um dispositivo legal, o Código de Defesa do Consumidor vem cumprindo, ao longo das três últimas décadas, a função de harmonizar e equilibrar a relação entre consumidores e empresas.
Ele ressaltou que, além de atuar para solucionar conflitos, o Procon-PR informa constantemente os consumidores sobre os direitos, com dicas de como se proteger de possíveis golpes, como agir ao se sentir lesado por alguma empresa ou prestador de serviço.
Durante a pandemia, o Procon-PR intensificou o atendimento online por meio dos sites www.consumidor.gov.br e www.procon.pr.gov.br ,para assegurar que todas as reclamações dos consumidores fossem atendidas.
O Procon-PR registrou no primeiro semestre de 2021 um total de 92.050 reclamações, 80% dos casos foram solucionados.
A maior quantidade de reclamações chegou por meio da plataforma consumidor.gov.br .
As áreas com maior número de reclamações no período foram empresas de telecomunicações, telefonia e de serviços financeiro. As contestações são resolvidas em aproximadamente 15 dias.
Desde o início do ano, o Procon atendeu 3.605 consumidores com mais de 60 anos. Destes, 1.389 reclamaram sobre bancos e instituições financeiras. (Repórter: Flávio Rehme)