No Noroeste, PR-323 ganha terceiras faixas para melhorar logística a aumentar a segurança
22/02/2022
A PR-323 nunca mais será a mesma. De ponta a ponta, de Iporã até chegar em Maringá, a rodovia que corta o Noroeste do Paraná está em obras. São duplicações, terceiras faixas, recapeamentos e viadutos em andamento para ampliar a capacidade de tráfego e aumentar a segurança e conforto para pedestres e motoristas. No lado mais à Oeste do Estado, próximo à divisa com o Mato Grosso do Sul e à fronteira com o Paraguai, a região de Iporã está sendo contemplada com a construção de quase quatro quilômetros de terceiras faixas. Caminhões, tratores e escavadeiras apertam o ritmo para pôr fim à antiga reclamação dos motoristas, entre eles o ambulante Rodrigo Carlos Silva, de que a estrada não tem pontos de ultrapassagens, o que torna a viagem bem mais longa e perigosa.// SONORA RODRIGO CARLOS SILVA.//
O segmento entre Iporã e Cafezal do Sul é apenas um dos vários trechos que vão ser ampliados ao longo da rodovia. Ao todo, o Governo do Estado está implementando quase 24 quilômetros de faixa adicional na PR-323, um investimento de 59 milhões e 400 mil reais do programa Avança Paraná, financiado pela Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destaca a importância da obra para a região.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
Morador de Cafezal do Sul há 58 anos, Ascânio Antônio de Paula faz o trajeto de pouco mais de 20 quilômetros até Iporã diariamente. Conhece como poucos as nuances da pista que passa por reforma.// SONORA ASC NIO ANTÔNIO DE PAULA.//
A obra integra o novo Programa de Revitalização da Segurança Viária do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. O projeto prevê soluções como a implantação de terceira faixa para ultrapassagens, alargamento de faixa, reabilitação do pavimento com soluções de reciclagem e pavimentação, eliminação de degraus com desnível maior que cinco centímetros, reforço da sinalização horizontal e vertical e implantação de mais dispositivos de segurança. Devem ser atendidos 20 segmentos da PR-323, no trecho entre Doutor Camargo e Iporã, com um prazo de execução de 360 dias, após emissão da ordem de serviço. Iniciativas semelhantes estão sendo licitadas na PRC-280, no Sudoeste, e na PR-092, no Norte Pioneiro, ressalta o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.// SONORA SANDRO ALEX.//
O secretário do Planejamento de Iporã, Leandro Sabino, afirma que a obra vai potencializar ainda mais o crescimento da cidade.// SONORA LEANDRO SABINO.//
A PR-323 é um dos principais corredores de transporte de cargas no Paraná, ligando a região Noroeste ao Oeste e ao Norte. Atualmente, está em fase de conclusão a duplicação da rodovia entre Paiçandu e Doutor Camargo, em uma extensão de quase 21 quilômetros, sendo que 10 deles já foram liberados para tráfego. O investimento é de mais de 73 milhões de reais. Além disso, a PR-323 é objeto de duas licitações de duplicação, uma de 81 milhões no trecho entre Umuarama e a PR-468, que inclui duas novas interseções em desnível, sendo uma delas no Trevo do Gauchão, e outra de 55 milhões para continuar a duplicação da rodovia de Doutor Camargo até o quilômetro 180,5, próximo à ponte sobre o Rio Ivaí. (Repórter: Felippe Salles)
O segmento entre Iporã e Cafezal do Sul é apenas um dos vários trechos que vão ser ampliados ao longo da rodovia. Ao todo, o Governo do Estado está implementando quase 24 quilômetros de faixa adicional na PR-323, um investimento de 59 milhões e 400 mil reais do programa Avança Paraná, financiado pela Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destaca a importância da obra para a região.// SONORA RATINHO JUNIOR.//
Morador de Cafezal do Sul há 58 anos, Ascânio Antônio de Paula faz o trajeto de pouco mais de 20 quilômetros até Iporã diariamente. Conhece como poucos as nuances da pista que passa por reforma.// SONORA ASC NIO ANTÔNIO DE PAULA.//
A obra integra o novo Programa de Revitalização da Segurança Viária do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. O projeto prevê soluções como a implantação de terceira faixa para ultrapassagens, alargamento de faixa, reabilitação do pavimento com soluções de reciclagem e pavimentação, eliminação de degraus com desnível maior que cinco centímetros, reforço da sinalização horizontal e vertical e implantação de mais dispositivos de segurança. Devem ser atendidos 20 segmentos da PR-323, no trecho entre Doutor Camargo e Iporã, com um prazo de execução de 360 dias, após emissão da ordem de serviço. Iniciativas semelhantes estão sendo licitadas na PRC-280, no Sudoeste, e na PR-092, no Norte Pioneiro, ressalta o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.// SONORA SANDRO ALEX.//
O secretário do Planejamento de Iporã, Leandro Sabino, afirma que a obra vai potencializar ainda mais o crescimento da cidade.// SONORA LEANDRO SABINO.//
A PR-323 é um dos principais corredores de transporte de cargas no Paraná, ligando a região Noroeste ao Oeste e ao Norte. Atualmente, está em fase de conclusão a duplicação da rodovia entre Paiçandu e Doutor Camargo, em uma extensão de quase 21 quilômetros, sendo que 10 deles já foram liberados para tráfego. O investimento é de mais de 73 milhões de reais. Além disso, a PR-323 é objeto de duas licitações de duplicação, uma de 81 milhões no trecho entre Umuarama e a PR-468, que inclui duas novas interseções em desnível, sendo uma delas no Trevo do Gauchão, e outra de 55 milhões para continuar a duplicação da rodovia de Doutor Camargo até o quilômetro 180,5, próximo à ponte sobre o Rio Ivaí. (Repórter: Felippe Salles)