No Cosud, Paraná se torna o Estado responsável pela Câmara Técnica de Turismo Náutico

02/03/2024
O Paraná foi designado como Estado responsável para o fortalecimento do Turismo náutico entre os estados do Sul e Sudeste. O trabalho é resultado do Grupo Técnico do Turismo da 10ª edição do Cosud, Consórcio de Integração Sul e Sudeste, realizado nesta semana, em Porto Alegre. As atividades vão ser coordenadas pela Secretaria do Turismo do Paraná. Até o dia 11, devem ser designados os membros para a Câmara Técnica sob responsabilidade do Paraná. O Grupo Técnico do Turismo também abordou tópicos para discussão nos segmentos promoção turística, fluxo turístico entre os estados, observatório do setor e aspecto fiscal. O Paraná possui 86 registros de atividades turísticas ligadas ao segmento náutico. O governador do Paraná, Ratinho Junior, é o coordenador do Cosud, que tem a finalidade de reunir os sete estados das regiões Sul e Sudeste do País para a elaboração de políticas públicas conjuntas. As discussões temáticas também envolvem secretários, gestores públicos e técnicos dos estados membros, que respondem por uma população de cerca de 115 milhões de habitantes e por aproximadamente 70% do PIB do Brasil, de acordo com o IBGE. (Repórter: Gustavo Vaz)