Mutirão de limpeza de manguezais retira quase 2,5 toneladas do entorno de Antonina

02/06/2023
Cinquenta voluntários acordaram cedo para participar do 2º Mutirão de Limpeza de Manguezais nesta sexta-feira. A ação foi organizada pela Portos do Paraná, em Antonina, no Litoral, e resultou em cerca de 2,5 toneladas de resíduos recolhidos e destinados à reciclagem. O que era lixo poluindo esse importante ecossistema vai virar recursos para os catadores da associação local. Os mutirões realizados pela empresa pública Portos do Paraná, com apoio de parceiros, são ações socioambientais. Para a comunidade em geral, a ação dá o exemplo do que se deve fazer todos os dias. Enquanto a limpeza acontecia nos manguezais do entorno, na Praça Romildo Gonçalves Pereira, em frente ao trapiche público do município, outras ações educativas foram promovidas para receber estudantes das redes municipal e estadual de ensino. Aconteceram oficinas de artes, contação de história, trio musical, exposição sobre manguezais e ecossistemas associados; atividades de sensibilização ambiental através de brincadeiras como o jogo da memória, sudoku e óculos de realidade virtual; atividades dos Escoteiros do Mar e material educacional do Projeto Guaparayba o Mangue. Quase 300 alunos participaram, entre eles os da Escola Municipal Professor Gil Feres. (Repórter: Gustavo Vaz)