Museus se reinventam para dialogar com o público e fecham o ano com exposições presenciais

28/12/2021
Se parte do ano foi de portas fechadas para os museus, nos bastidores o trabalho foi intenso para as atividades culturais para os diversos públicos, só que de forma on-line. Iniciativas como MAC, Museu de Arte Contemporânea, de Casa, que apresenta obras do acervo, aumentaram o número de seguidores e o alcance geral do público. Houve também o lançamento oficial da edição 67 do Salão Paranaense, com início oficial no dia três de dezembro, com o lançamento de um site próprio do evento. Em 2021, o Museu da Imagem e do Som do Paraná inaugurou quatro novas exposições presenciais, além de duas virtuais: As Histórias que o Museu Conta e Homenagem à Fotografia, disponíveis de modo permanente no site da instituição. O grande lançamento do Museu Casa Alfredo Andersen foi a exposição “Dois Tempos, Um Mesmo Olhar”, que faz comparações entre as obras de Alexandre Frangioni e Alfredo Andersen, artistas separados por mais de um século. Por conta da pandemia, a mostra aconteceu primeiro on-line e, desde outubro, de forma presencial. A superintendente estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, comentou essa necessidade das instituições navegarem pelos meios virtuais e toda a reabertura presencial. // SONORA LUCIANA CASAGRANDE PEREIRA //
O Museu Oscar Niemeyer teve 14 exposições. O sucesso da mostra “OSGEMEOS: Segredos” fez com que o MON, pela primeira vez na história, vendesse ingressos somente on-line, com visitação agendada. Em pouco mais de dois meses foram comprados aproximadamente 80 mil. Neste ano, o MON ainda recebeu a doação de 1.700 obras de arte africana contemporânea, vindas da Coleção Ivani e Jorge Yunes, de São Paulo. Um recorte dessa coleção está na mostra “África, Expressões Artísticas de um Continente”. Em novembro, o governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou uma exposição com obras itinerantes do acervo no Teatro Municipal de Cascavel.
A iniciativa deve ser replicada em outras regiões do Estado. O ano ainda marcou a celebração dos 145 anos de fundação do Museu Paranaense, o terceiro mais antigo do Brasil. (Repórter: Gustavo Vaz)