Municípios de Roncador e Iretama recebem o programa CastraPet

28/07/2021
Os municípios de Roncador e Iretama, na região central do Paraná, recebem o CastraPet, Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos do Governo do Estado. Serão atendidos 230 animais de famílias de baixa renda, de entidades protetoras e os de rua. Em Roncador a ação será nesta quinta e sexta-feira e deve atender 115 cães e gatos. Mais 115 animais serão castrados em Iretama no domingo e segunda-feira. O programa é executado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Sedest.

Desde 2019, cerca de 5 milhões e 400 mil reais já foram investidos na ação. Na primeira fase, que encerrou em junho deste ano, foram 15 mil animais castrados de 45 municípios. Agora, serão mais 80 cidades atendidas. O programa é permanente e a meta é atingir 100% do Estado do Paraná.

O CastraPet é gratuito e é realizado em parceria com as prefeituras, utilizando recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares. O município que deseja participar deve entrar com pedido na Sedest.

A castração de cães e gatos está inserida no âmbito da Saúde Única, conceito que integra a saúde animal, humana e ambiental. Além de minimizar os transtornos causados pelo aumento de animais abandonados nas ruas e o controle de diversas zoonoses transmissíveis ao ser humano, os animais castrados também têm menos chances de desenvolver tumores mamários, câncer de próstata, de ovário e de útero.

A esterilização acontece dentro de um castramóvel, totalmente equipado com centro cirúrgico, sala de recuperação e sala de preparo, o que garante um atendimento de qualidade.

Todos os animais devem ser cadastrados no Pet Amigo, Cadastro Estadual de Animais de Companhia, para sair com um microchip. A plataforma também permite a divulgação de pets desaparecidos e encontrados, agilizando a localização de animais domésticos que se perdem ou são retirados de seus tutores.

Mais informações sobre os horários e locais em que serão realizadas as castrações acesse o site www.aen.pr.gov.br. (Repórter Felippe Salles)