Muito esperada pela população de Umuarama, duplicação da Avenida Portugal chega à fase final
27/04/2022
As obras da duplicação da Avenida Portugal, em Umuarama, no Noroeste do Paraná, estão em fase final. Muito esperada pela população, a obra foi planejada para estimular o desenvolvimento da região do Jardim Cruzeiro e bairros próximos e garantir mais segurança à avenida, que é uma rota alternativa do centro da cidade ao shopping, às empresas locais e à nova rodoviária. O investimento do Governo do Estado na obra é de cinco milhões de reais, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, com crédito do Sistema de Financiamento aos Municípios, linha operacionalizada em parceria pelo Paranacidade e Fomento Paraná. A etapa atual da obra é de implantação da sinalização vertical e horizontal. A Avenida Portugal, que era de pista simples, se transformou em duas vias de cada lado, em mão dupla, com canteiro central e iluminação em LED. Na instalação das luminárias em LED o investimento foi de mais de 890 mil. A obra engloba os serviços de galerias pluviais, terraplenagem, meio-fio, retornos, calçada para a caminhada de pedestres ao lado da ciclovia preexistente, paisagismo e sinalização. O engenheiro civil Renato Caobianco, diretor de Obras da prefeitura de Umuarama, destaca que, além de melhorar esse importante acesso ao centro, a obra modernizou uma das rotas mais utilizadas por caminhões vindos do Paraguai e Mato Grosso do Sul.// SONORA RENATO CAOBIANCO.//
São mais de 41 mil metros quadrados de pavimentação, entre asfalto novo e recomposição do pavimento antigo. A duplicação se estende por quase três quilômetros a partir da rua Monteiro Lobato até o trevo da rodovia PR-482. Apesar de destinada ao trânsito urbano, a via recebe veículos pesados, inclusive caminhões canavieiros, e em alguns pontos o tipo de asfalto projetado não resistiu ao uso, sofrendo ondulações e solapamento. A nova capa asfáltica foi reforçada em pontos onde a resistência é mais exigida, com polímeros em sua composição, para aumentar a elasticidade do pavimento e evitar o rompimento e o acúmulo nas margens, notado diante do tráfego pesado. (Repórter: Felippe Salles)
São mais de 41 mil metros quadrados de pavimentação, entre asfalto novo e recomposição do pavimento antigo. A duplicação se estende por quase três quilômetros a partir da rua Monteiro Lobato até o trevo da rodovia PR-482. Apesar de destinada ao trânsito urbano, a via recebe veículos pesados, inclusive caminhões canavieiros, e em alguns pontos o tipo de asfalto projetado não resistiu ao uso, sofrendo ondulações e solapamento. A nova capa asfáltica foi reforçada em pontos onde a resistência é mais exigida, com polímeros em sua composição, para aumentar a elasticidade do pavimento e evitar o rompimento e o acúmulo nas margens, notado diante do tráfego pesado. (Repórter: Felippe Salles)