Missão da Invest Paraná leva empresários para maior feira de alimentos do Canadá

02/05/2023
O Paraná participa de 4 a 13 de maio no Canadá de mais uma missão para abrir mercado internacional para as empresas do Estado. Organizada pela Invest Paraná, a agência de negócios do Governo, vinculada à Secretaria estadual da Indústria, Comércio e Serviços, com apoio da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, a comitiva será formada de empresas do setor alimentício. Os empresários paranaenses vão participar em Toronto da Sial Food Canada, maior feira de alimentos e bebidas da América do Norte, que terá mais de mil expositores de 50 países. A expectativa é que passem pela feira 20 mil compradores. Os representantes das empresas paranaenses também terão rodadas de negócios já agendadas com potenciais compradores canadenses. Será a segunda missão organizada pela Invest Paraná nesse ano. Em março, a comitiva paranaense voltou do Japão e Coreia do Sul com o anúncio de investimento de 1 bilhão de reais da multinacional Sumitomo Rubber na fábrica de pneus da Dunlop em Fazenda Rio Grande, na Região de Curitiba, além da assinatura de um memorando de entendimento para instalação de uma planta da de uma empresa sul-coreana de suplementos alimentares, no município de Ivaiporã, no Norte do Estado. A missão ao leste asiático também abriu a negociação para venda de carne suína e bovina aos dois países. A missão vai apresentar ao mercado canadense produtos de 11 empresas paranaenses. Três delas vão para negociações diretas: a fabricante de suco pronto para consumo Prat’s, de Paranavaí, que vai negociar com o varejo local; a cooperativa Coacipar, também de Paranavaí, que vai negociar a venda de suco concentrado e suco pasteurizado para indústrias de bebidas e envasadores; além da fabricante de maquinário para envase de alimentos Profills, de Curitiba. Essas três empresas já vão chegar ao Canadá com no mínimo quatro reuniões com potenciais compradores agendadas pela Invest Paraná e pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá. Além disso, viajando em comitiva, o custo dos estandes ficou pela metade do preço graças às negociações feitas pela agência paranaense e pela câmara. O diretor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Rogério José Chaves, explica o objetivo da missão ao Canadá. // SONORA ROGÉRIO JOSÉ //

O diretor de Relações Institucionais da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Paulo de Castro Reis, afirma que as negociações iniciadas na missão terão ainda mais força de continuidade com a abertura de um escritório da instituição em Curitiba e de uma representação comercial da Invest Paraná no Canadá. // SONORA PAULO DE CASTRO //

A comitiva paranaense também vai levar para a feira produtos de seis marcas do programa Vocações Regionais Sustentáveis da Invest Paraná, que incentiva a profissionalização de pequenos empreendedores de produtos típicos do Estado a partir da criação de marcas locais para conquistar mercado. Para apresentar o Vocações Regionais Sustentáveis ao público canadense, um chef de cozinha contratado pelo estande do Ministério da Agricultura do Brasil vai utilizar produtos feitos de erva-mate, pinhão e banana na elaboração de pratos que serão servidos na feira. Chaves afirma que o mercado canadense tem potencial de inserção dos produtos do Vocações Regionais Sustentáveis porque, ao contrário dos Estados Unidos, trabalha com escalas menores de compras. A fabricante de sucos Prat’s, de Paranavaí, vai para a missão ao Canadá em busca de internacionalização da marca na América do Norte, além de novas parcerias com indústrias de bebidas canadenses. O diretor da empresa, Paulo Pratinha, ressalta o objetivo da Prat’s. // SONORA PAULO PRATINHA //

Participar da comitiva, diz o diretor da Prat’s, traz foco e agilidade nas negociações a partir de reuniões já pré-agendadas. A Profills também vai ao Canadá com a meta de conquistar novos clientes. Na feira, a empresa de Curitiba vai apresentar ao mercado canadense e americano a nova máquina desenvolvida pela empresa que envasa alimentos e bebidas com embalagens acartonadas, reduzindo em 95% o uso de plástico. O diretor Comercial e Internacional da Profills, Paulo de Miranda, destaca os objetivos da empresa. // SONORA PAULO MIRANDA //

Já a Coacipar afirma que sem a assessoria da Invest Paraná não conseguiria participar da feira e nem montar uma agenda de contatos com potenciais compradores canadenses. A cooperativa vai negociar a venda de suco concentrado e de suco pasteurizado com indústrias de bebidas e envasadores canadaenses. (Repórter: Victor Luís)