Mais de 8 milhões de paranaenses iniciaram a imunização contra a Covid-19

14/09/2021
O Paraná ultrapassou nesta terça-feira, a marca de 8 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose, D1, ou dose única, DU, do imunizante contra a Covid-19. Em números absolutos, 8.011.769 doses foram aplicadas na população adulta, entre D1 e DU.
A estimativa do Ministério da Saúde é que o Paraná tenha 8.720.953 pessoas elencadas como população vacinável , acima de 18 anos. Sendo assim, o Estado atingiu agora 91,8% deste grupo com ao menos uma dose. Os dados são do Vacinômetro nacional, com informações da base do PNI, Programa Nacional de Imunizações.
Desde o início da campanha no Estado, 11.785.711 doses foram aplicadas, sendo aproximadamente 7 milhões e 600 mil, D1, 321 mil, DU, e 3 milhões e 700 mil segundas doses, dos quatro imunizantes disponíveis: AstraZeneca, CoronaVac, Janssen e Pfizer.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, falou que o Paraná está muito perto de cumprir a meta de 100% da população adulta vacinada com, pelo menos, uma dose em setembro. Ele destacou ainda o apoio dos municípios e do Ministério da Saúde. //SONORA BETO PRETO//
O grupo com mais aplicações entre D1 e DU é a população adulta em geral, de 18 a 59 anos, com 4.393.659 doses no total. O Paraná é o 4º estado que mais aplicou vacinas neste público no país, atrás do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
O grupo de 60 anos ou mais registra 1.724.596 aplicações, seguido pelo grupo de pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, trabalhadores do ensino básico, caminhoneiros, gestantes, pessoas com deficiência permanente, entre outros grupos menores.
Curitiba é o município que mais aplicou D1 ou DU na população adulta, em números absolutos, somando 767.484 imunizantes. Depois da Capital, outros nove municípios registram números mais altos, Londrina, Maringá, São José dos Pinhais e Cascavel.
Como se aproxima de atingir 100% da população adulta com a D1 ou DU, o Paraná se prepara para iniciar a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com o imunizante da Pfizer e aplicar a dose reforço em idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos, conforme a orientação do Ministério da Saúde.
Segundo a estimativa do Governo Federal divulgada na semana passada, até esta quarta-feira, todos os estados deveriam ter recebido doses suficientes para finalizar a vacinação da população adulta e o Ministério da Saúde passaria a enviar doses direcionadas para adolescentes e dose reforço, a 3ª dose ou D3.
A Divisão de Vigilância do Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde informa que cerca de meio milhão de doses, mais a reserva técnica, destinados à primeira dose ou dose única, ainda precisam ser enviados ao Paraná para que o grupo da população adulta seja finalizado. (Repórter: Flávio Rehme)