Mais 13 municípios batem recorde de temperaturas baixas para o ano no Paraná

30/07/2021
O frio intenso segue presente e com temperaturas baixas em diversas cidades do Paraná. Na madrugada desta sexta-feira, 13 municípios localizados nas regiões metropolitana de Curitiba, Noroeste, Oeste, Sudoeste, Sul, Norte e Litoral apresentaram recordes de temperaturas mínimas para o ano. Ao todo, as estações do Simepar registraram temperaturas negativas em 29 cidades. General Carneiro apresentou mínima de -7,3ºC, a mais baixa do Estado.

O declínio das temperaturas é resultado de uma massa de ar polar que avançou pelo Paraná entre segunda e terça-feira, e que deve deixar as temperaturas baixas até o fim de semana. Diferente dos outros dias, a sensação térmica desta sexta está mais próxima da temperatura de termômetro devido a falta de vento, explica o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen. // SONORA LIZANDRO JACÓBSEN //.

As estações do Simepar apontaram recordes de temperaturas mínimas em 2021 nos municípios de Altônia, Antonina, Baixo Iguaçu, Cerro Azul, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Guaíra, Guaratuba, Lapa, Paranaguá, Pinhais, Santa Helena e União da Vitória.

Em Curitiba a mínima registrada foi de -0,6º C nas primeiras horas do dia, mas a sensação térmica chegou a 0ºC. O frio desta sexta na Capital ficou bem perto de quinta-feira, quando registrou a temperatura mais baixa do ano, de -0,8ºC.

Para o fim de semana, de acordo com o Simepar, ocorrerá uma grande amplitude térmica entre sábado e domingo. O Paraná deverá apresentar temperaturas baixas ao amanhecer, mas com tardes ensolaradas e mais quentes.

A lista de municípios que registraram temperaturas negativas nesta sexta-feira está disponível no site www.aen.pr.gov.br. (Repórter Felippe Salles)