Lote 6 das concessões terá duplicação de Cascavel a Nova Laranjeiras e novos viadutos
04/12/2024
O edital do Lote 6 das novas concessões rodoviárias do Paraná, publicado pela ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, vai duplicar a BR-277 entre o Trevo do Relógio, em Prudentópolis, na região Centro-Sul, até Cascavel. O leilão está marcado para o dia 19, na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Nesta segunda matéria da série da Agência Estadual de Notícias sobre o lote são abordadas as obras desde o cruzamento com a PR-473 em Nova Laranjeiras, no Centro-Sul, até Cascavel. O secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, destaca os benefícios que a concessão deste lote vai trazer para a população local e usuários do tráfego de longa distância. // SONORA SANDRO ALEX //
São seis segmentos de duplicação da rodovia federal, indo desde o km 480 até o 575, passando também pelos territórios de Guaraniaçu, Ibema e Catanduvas. Elas compõem a maior parte das obras previstas para este trecho da concessão. A rotatória da BR-277 com a PR-473 será substituída por um novo viaduto do tipo Trombeta, que possui três ramos de acesso. Também são implantados dois viadutos do tipo Diamante, em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos pela pista da direita, no km 484 e no 494, este no distrito de Guarani, que também vai contar com 1,6 quilômetro de uma nova via marginal. A rodovia vai ter iluminação na área de serra do km 482 ao 491, uma nova ponte sobre o Rio Pereira e outra ponte sobre o Rio Guarani, já no limite com Guaraniaçu, município no qual está previsto um viaduto do tipo Diamante, uma nova passagem inferior no cruzamento com a linha de trem no km 503, uma correção de traçado e um viaduto do tipo Parclo, que funciona como um retorno em desnível. São construídos também mais três viadutos Diamantes. Para o perímetro urbano está prevista uma nova via marginal de 1,6 quilômetro na entrada do município, terminando em uma rotatória que será substituída por um viaduto do tipo Diamante, no km 521. Ao final do perímetro urbano será implantado um Trombeta, no km 525. Em Ibema as obras são exclusivamente no perímetro urbano, com vias marginais em ambos sentidos da BR-277, entre o km 538 e o 539, e um novo viaduto do tipo Diamante neste trecho, substituindo o atual cruzamento com vias municipais. As demais obras deste trecho de duplicação acontecem em Cascavel, com quatro viadutos Diamante. Também é implantada mais uma Passagem Inferior no cruzamento com a linha de trem no km 574, e um viaduto Parclo. (Repórter: Gustavo Vaz)
São seis segmentos de duplicação da rodovia federal, indo desde o km 480 até o 575, passando também pelos territórios de Guaraniaçu, Ibema e Catanduvas. Elas compõem a maior parte das obras previstas para este trecho da concessão. A rotatória da BR-277 com a PR-473 será substituída por um novo viaduto do tipo Trombeta, que possui três ramos de acesso. Também são implantados dois viadutos do tipo Diamante, em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos pela pista da direita, no km 484 e no 494, este no distrito de Guarani, que também vai contar com 1,6 quilômetro de uma nova via marginal. A rodovia vai ter iluminação na área de serra do km 482 ao 491, uma nova ponte sobre o Rio Pereira e outra ponte sobre o Rio Guarani, já no limite com Guaraniaçu, município no qual está previsto um viaduto do tipo Diamante, uma nova passagem inferior no cruzamento com a linha de trem no km 503, uma correção de traçado e um viaduto do tipo Parclo, que funciona como um retorno em desnível. São construídos também mais três viadutos Diamantes. Para o perímetro urbano está prevista uma nova via marginal de 1,6 quilômetro na entrada do município, terminando em uma rotatória que será substituída por um viaduto do tipo Diamante, no km 521. Ao final do perímetro urbano será implantado um Trombeta, no km 525. Em Ibema as obras são exclusivamente no perímetro urbano, com vias marginais em ambos sentidos da BR-277, entre o km 538 e o 539, e um novo viaduto do tipo Diamante neste trecho, substituindo o atual cruzamento com vias municipais. As demais obras deste trecho de duplicação acontecem em Cascavel, com quatro viadutos Diamante. Também é implantada mais uma Passagem Inferior no cruzamento com a linha de trem no km 574, e um viaduto Parclo. (Repórter: Gustavo Vaz)