Lote 1 vai modernizar conexões de Araucária, Porto Amazonas, Campo Largo e Lapa, na RMC
17/08/2023
Três rodovias de ligação entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba integram o Lote 1 das novas concessões rodoviárias do Paraná, em um total de 123 quilômetros. São elas a PR-427 entre a Lapa e Porto Amazonas, a PR-423 entre Araucária e Campo Largo, e a BR-476 entre a Lapa e Araucária. De acordo com o edital, publicado pela ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, estão previstas obras de duplicação, faixas adicionais, viadutos, trincheiras, marginais, acostamentos, entre outras. O leilão será realizado no final deste mês, dia 25. Essa é a terceira reportagem da série da Agência Estadual de Notícias que apresenta as principais obras do Lote 1. A primeira abordou as melhorias no Contorno Norte e no Contorno Sul de Curitiba e a segunda as duplicações e obras da BR-277. As reportagens serão publicadas até sexta-feira. O trecho da PR-427, trevo com a Rodovia do Xisto, na Lapa, até o trevo com a BR-277, em Porto Amazonas, com extensão de 41 km, volta a ser concedido à iniciativa privada neste primeiro lote, mas agora recebendo várias obras para melhorar as condições de segurança e trafegabilidade da rodovia. Serão implantadas terceiras faixas em todos os segmentos críticos do trecho, em um total de 38 km. Também serão regularizados e adequados oito acessos à rodovia, e executadas 11 correções de traçado em pontos críticos de acidentes, com curvas acentuadas. O trevo no início do trecho, entroncamento com a Rodovia do Xisto a BR-476, no perímetro urbano da Lapa, será substituído por um viaduto do tipo diamante, em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos, pela pista da direita. Também serão implantadas três interseções em nível, do tipo X e está previsto ainda um passa fauna e a implantação de caixas de contenção de líquidos perigosos. Em relação a PR-423, do viaduto com a Rodovia do Xisto, em Araucária, até o entroncamento com a BR-277, em Campo Largo, em uma extensão de 27 km, a PR-423 será duplicada a partir do viaduto de Araucária até o viaduto sobre a variante da BR-277 em Campo Largo. O trecho vai receber também cinco interseções em desnível, como viadutos e trincheiras. Também será implantada uma interseção do tipo trombeta, que conta com três ramos. Ainda em Araucária, será implantada uma trincheira na PR-423 e também serão implantadas duas interseções em nível do tipo X. Entre as melhorias ambientais, serão passagens de fauna, além de uma caixa de contenção de líquidos perigosos no cruzamento com o rio Passaúna. Já para a BR-476, a Rodovia do Xisto, do viaduto no Contorno Sul de Curitiba, até o trevo no entroncamento com a PR-423, na Lapa, em uma extensão de 54 km, está prevista a duplicação entre Araucária e Contenda, e de Contenda até a Lapa, em um total de 41 km duplicados. Para a ligação entre Araucária e Curitiba, já duplicada, serão executadas faixas adicionais em ambos os sentidos da via, em uma extensão de 8 km. Novas vias marginais serão implantadas em ambos os sentidos da rodovia, em Araucária e na Lapa. Das interseções em desnível, serão nove do tipo diamante, em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos, pela pista da direita. Também serão regularizados nove acessos e realizadas correções de traçado em quatro locais com curvas acentuadas. E por fim, será implantada uma passagem de fauna e construídas caixas de retenção de líquidos perigosos. Para saber todos os detalhes, acesse www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Nathália Gonçalves)